Papa iniciou segunda viagem ao Cáucaso com mensagem de paz para a região

2016-09-30       Actualidade       Papa Francisco

O Papa iniciou hoje de manhã, em Roma, a sua viagem de três dias à Geórgia e Azerbaijão, a segunda deste ano à região do Cáucaso, onde quer levar um apelo à paz. “É claramente uma viagem de paz, o Papa leva uma mensagem de reconciliação para toda a região”, disse esta semana em conferência de imprensa o porta-voz do Vaticano, Greg Burke.

A visita tem como lema 'A paz esteja convosco' e quer sublinhar a importância da região, próxima da Rússia, Turquia e Médio Oriente.
A 16ª viagem internacional do pontificado tem início marcado para a capital da Geórgia, Tbilisi, e conclui-se este domingo, já no Azerbaijão.
O programa oficial, que prevê 10 discursos do Papa, inclui um encontro privado com a comunidade caldeia, um rito que remonta às origens do Cristianismo e tem particular importância na Síria e no Iraque, mantendo o uso litúrgico do aramaico, a língua falada por Jesus Cristo.
A visita de oração pela paz à igreja de São Simão, com a comunidade assíria-caldeia, está marcada para o final da tarde de hoje e que ser um “sinal da proximidade” de Francisco às comunidades cristãs sírias e iraquianas, realçou o porta-voz do Vaticano.
O Papa vai proferir uma oração em que serão recordados especificamente os "cristãos perseguidos", os refugiados e as "vítimas da opressão".
Francisco esteve na Arménia entre os dias 24 e 26 de junho deste ano, naquela que foi a sua primeira visita ao Cáucaso, e explicou, já no regresso ao Vaticano, os motivos que o levam agora a viajar até à Geórgia e Azerbaijão. “Acolhi o convite para visitar estes países por um duplo motivo: por um lado, valorizar as antigas raízes cristãs presentes nessas terras, sempre num espírito de diálogo com as outras religiões e culturas; por outro, encorajar esperanças e caminhos de paz”, assinalou, no Vaticano.
O Papa deve chegar ao aeroporto Internacional de Tbilisi pelas 15h00 locais.
Após a cerimónia de boas-vindas, Francisco vai fazer uma visita de cortesia ao presidente da República da Geórgia, no palácio presidencial, seguindo-se o encontro com o ‘catholicos’ e patriarca de toda a Geórgia, Ilia II, no palácio do Patriarcado Ortodoxo.
Já no sábado, Francisco preside à Missa no Estádio M. Meskhi, contando, pela primeira vez, com a participação de uma delegação da Igreja Ortodoxa da Geórgia; o programa continua num encontro com sacerdotes, religiosos e religiosas na igreja da Assunção, de rito latino.
Antes de visitar a catedral patriarcal Svietyskhoveli de Mskheta, centro espiritual da Igreja Ortodoxa georgiana, o Papa reúne-se com pobres e agentes de obras de caridade da Igreja, diante do centro de assistência dos religiosos camilianos.
O domingo começa com a cerimónia de despedida no aeroporto Internacional de Tbilisi, de onde o Papa parte para Baku, capital do Azerbaijão, localizada nas margens do Mar Cáspio, com chegada prevista para as 09h30 (menos três horas em Lisboa).
A visita de 10 horas a território azeri, onde os católicos são apenas algumas centenas, começa com a Missa na igreja do Centro Salesiano.
Em Baku, Francisco vai almoçar com a comunidade salesiana, ainda antes da cerimónia oficial de boas vindas, na praça do palácio presidencial de Ganjlik, de uma visita ao Monumento aos Mortos pela Independência e do encontro com as autoridades no Centro ‘Heydar Aliyev’ - nome do terceiro presidente do Azerbaijão após a queda da URSS.
O Papa transfere-se em seguida para a Mesquita ‘Heydar Aliyev’, que recebe um encontro inter-religioso, acolhido pelo xeque dos muçulmanos do Cáucaso.
O avião que transporta Francisco sai de Baku às 19h15 para aterrar em Roma, às 22h00 locais de domingo.
João Paulo II esteve na Geórgia em 1999 e no Azerbaijão em 2002.

Fonte: Agência Ecclesia