PAPA FRANCISCO RECORDA SÃO JOÃO BOSCO

2020-01-31       Actualidade       Igreja

«Rezemos a são João Bosco para que cada um encontre na vida a seu caminho, aquilo que Deus quer para nós», disse o Papa na Audiência Geral da última quarta-feira.

Na Audiência Geral de quarta-feira, 29 de Janeiro, o Papa Francisco recordou Dom Bosco, padroeiro dos jovens, que a Igreja celebra em 31 de janeiro: «Que o exemplo de santidade de São João Bosco, que recordamos sexta-feira como Pai e Mestre da juventude, conduza sobretudo vocês, queridos jovens, a realizar seus projectos futuros, não excluindo o plano que Deus tem para cada um. Rezemos a são João Bosco para que cada um encontre na vida a seu caminho, aquilo que Deus quer para nós».
Ao longo de seu pontificado, Francisco fez inúmeras referências ao santo padroeiro da juventude. Exactamente um ano atrás, dedicou inteiramente a sua homilia na Casa Santa Marta a Dom Bosco, ressaltando a sua capacidade de olhar para as coisas do mundo com os olhos de Deus. Num período onde os pobres eram realmente os descartados por uma aristocracia fechada, o então sacerdote italiano ficou indignado com a condição de milhares de jovens.
«Teve a coragem de olhar com os olhos de Deus e ir até Deus e dizer: “Mostra-me isso... isso é uma injustiça... o que fazer diante disso... Você criou essas pessoas para uma plenitude e elas estão numa verdadeira tragédia...”. E assim, olhando para a realidade com o amor de um pai, pai e mestre e olhando para Deus com os olhos de um mendigo que pede algo de luz, começa a seguir em frente».
O sacerdote, reiterou o Papa, deve ter «essas duas polaridades: “olhar a realidade com os olhos de homem e com os olhos de Deus”. Isso significa passar muito tempo diante do tabernáculo».
Recorda-se que, em Cabo Verde, os salesianos encontram-se na Diocese de Mindelo, mais concretamente na ilha de São Vicente, onde dirigem uma escola - a Escola Salesiana de Artes e Ofícios.

Fonte: Vatican News