Papa Francisco escreve mensagem para Quaresma 2018

2018-02-09       Actualidade       Papa Francisco

O Papa Francisco escreveu a sua mensagem por ocasião da Quaresma de 2018 que se inicia no próximo dia 14 de Fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, em toda a Igreja.

A mensagem que o Sumo Pontífice dirige ao mundo católico (e não só) tem por título «Porque se multiplicará a iniquidade, vai resfriar o amor de muitos» (Mt 24, 12) e, para além de uma introdução e de uma conclusão, está dividida em 4 pontos fundamentais: os falsos profetas; um coração frio; que fazer?; e, o fogo da Páscoa.
O Sucessor do Apóstolo São Pedro pretende, com a sua mensagem de Quaresma, «ajudar toda a Igreja a viver, neste tempo de graça, com alegria e verdade», isto porque, «uns assemelham-se a "encantadores de serpentes", ou seja, aproveitam-se das emoções humanas para escravizar as pessoas e levá-las para onde eles querem».
O Vigário de Cristo na Terra exclama: «Quantos filhos de Deus acabam encandeados pelas adulações dum prazer de poucos instantes que se confunde com a felicidade! Quantos homens e mulheres vivem fascinados pela ilusão do dinheiro, quando este, na realidade, os torna escravos do lucro ou de interesses mesquinhos! Quantos vivem pensando que se bastam a si mesmos e caem vítimas da solidão!».
Por fim, o Papa Francisco dá o remédio que é capaz de curar um coração resfriado de amor: oração, esmola e jejum.