PAPA FRANCISCO DEIXA CONSELHOS PARA AS FÉRIAS

2019-08-07       Actualidade       Papa Francisco

O Papa retomou hoje no Vaticano os encontros semanais com peregrinos, após a tradicional pausa do mês de Julho, deixando conselhos para o período de férias em que muitas pessoas se encontram.

«Desejo-vos boas férias: que sejam para vós não só a oportunidade de descansar mas também uma oportunidade para reavivar os laços de amor com Deus e com os homens. Não descureis a oração diária, a participação na Eucaristia dominical e a partilha do tempo com os outros», disse, no auditório Paulo VI, perante milhares de pessoas reunidas para a 280ª audiência geral do actual pontificado, iniciado em março de 2013.
Francisco sublinhou ainda a importância do contacto com a natureza: «contemplai a beleza da criação, contemplando a omnipotência, a sabedoria e o amor do Criador», recomendou.
O encontro contou com uma saudação particular a peregrinos de língua portuguesa, entre eles um grupo de escuteiros de Paranhos e fiéis da paróquia de Rio Tinto, na Diocese do Porto.
«Deixo votos de que possais, vós todos, dar-vos sempre conta do dom maravilhoso que é a vida. Vele sobre o vosso caminho a Virgem Maria e vos ajude a ser sinal de confiança e esperança no meio dos vossos irmãos. Sobre vós e vossas famílias desça a Bênção de Deus», disse o Papa.
A reflexão de Francisco centrou-se na primeira cura relatada no livro bíblico dos Actos dos Apóstolos, pelos discípulos São Pedro e São João.
«Aqui vemos o retrato de uma Igreja que olha para quem está em dificuldade, para criar relações com significado, pontes de amizade e solidariedade. O rosto de uma Igreja sem fronteiras, que se sente mãe de todos e que vive a arte do acompanhamento, caracterizadas pela delicadeza com que nos aproximamos da terra sagrada do outro”.
Francisco desafiou os peregrinos a “deixar-se levantar” por Jesus e a questionar-se, interiormente: «Qual é a nossa riqueza, qual é o nosso tesouro?».
No final do encontro, o Papa apontou à próxima celebração da festa de Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein), padroeira da Europa, no dia 9 de Agosto.
“Convido todos a olhar para as suas escolhas corajosas, manifestadas numa autêntica conversão a Cristo, bem como no dom da sua vida, contra todas as formas de intolerância e de perversão ideológica», concluiu.
Desde 2013, foram feitos 12 ciclos de catequeses nestes encontros semanais, além das audiências dedicadas a temas específicos como o Advento, o Natal, a Quaresma e a Páscoa.

Fonte: Ecclesia