Papa envia mensagem pela paz e o diálogo entre religiões antes de visita ao Cairo

2017-04-26       Actualidade       Papa Francisco

O Papa Francisco enviou uma mensagem em favor da paz e do diálogo inter-religiões ao povo do Egipto ontem, 25 de Abril, três dias antes de iniciar uma viagem ao Cairo, que se prolonga até sábado.

Na intervenção, divulgada ontem no Vaticano e com transmissão na TV egípcia, Francisco fala num mundo «dilacerado por uma violência cega» que atingiu também este país, a qual exige como resposta «paz, amor e misericórdia».
«[O mundo] precisa de construtores de pontes de paz, de diálogo, de fraternidade, de justiça e de humanidade», acrescenta o Papa.
Francisco diz levar ao Egipto uma mensagem de «amizade», com apelos à «fraternidade e reconciliação» entre judeus, cristãos e muçulmanos. «Faço votos de que possa ser um contributo válido também para o diálogo inter-religioso com o mundo islâmico e para o diálogo ecuménico com a venerada e amada Igreja Copto-Ortodoxa», sublinha. O Papa deseja que a visita seja ainda «um abraço de consolação e encorajamento a todos os cristãos do Médio Oriente».
Ao início do dia de ontem, na festa litúrgica de São Marcos, o Papa ofereceu a Missa que celebrou na capela da Casa de Santa Marta ao patriarca copta-ortodoxo Tawadros II.
O porta-voz do Vaticano adiantou na segunda-feira que o Papa Francisco vai deslocar-se no Egipto, nos dias 28 e 29 de Abril, sem recurso a qualquer carro blindado e sem preocupações suplementares após os recentes atentados contra comunidade cristã.
A agenda dos dois dias de viagem inclui encontros com líderes religiosos cristãos e islâmicos e com as autoridades políticas do Egipto. Francisco vai encerrar, com o imã de Al-Azhar, a mais prestigiada instituição do Islão sunita, uma Conferência Internacional pela Paz.
No Cairo, o Papa vai ser acompanhado pelo patriarca ecuménico de Constantinopla (Igreja Ortodoxa), Bartolomeu.

Fonte: Agência Ecclesia