PAPA CONDENA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES, QUE SE ESTENDE A CONGREGAÇÕES RELIGIOSAS

2019-02-06       Actualidade       Papa Francisco

O Papa Francisco condenou ontem, 05 de Fevereiro, o feminicídio e a exploração das mulheres, admitindo que houve casos de abusos de religiosas, dentro da Igreja Católica, que estão a ser punidos.

«É verdade, é um problema. Os maus-tratos das mulheres são um problema. Atrevo-me a dizer que a humanidade ainda não amadureceu, a mulher é considerada como de ‘segunda classe’. Vamos começar daqui: é um problema cultural. Depois chega-se até ao feminicídio», disse, em conferência de imprensa, no voo entre Abu Dhabi e Roma.
Francisco foi questionado sobre denúncias de abuso sexual de mulheres consagradas na Igreja, por parte do clero: «Houve sacerdotes e até bispos que fizeram isso. E eu penso que ainda acontece: não é a partir do momento em que nos apercebemos da situação que ela acaba, a coisa continua», assinalou.
O Papa observou que a Santa Sé tem vindo a dedicar a sua atenção a estes casos “há algum tempo”: «Suspendemos alguns clérigos, mandamos embora outros e também – não sei se o processo acabou – dissolvemos algumas congregações religiosas femininas que estavam muito ligadas a esse fenómeno, uma corrupção. Deve ser feito algo mais? Sim. Temos essa vontade? Sim. Mas é um caminho que vem de longe».
Francisco elogiou depois a “coragem” do seu predecessor, Bento XVI, neste campo, assinalando que enquanto cardeal e Papa, Joseph Ratzinger encontrou oposição interna no próprio Vaticano. O Papa assumiu a intenção de “seguir em frente” na prevenção e punição destes casos de abuso, na Igreja Católica.
O Vaticano recebe, de 21 a 24 de Fevereiro, uma inédita cimeira de presidente de conferências episcopais de todo o mundo para debater os temas da protecção de menores e dos abusos sexuais.

Fonte: Ecclesia