PAPA AOS JOVENS DO FÓRUM INTERNACIONAL: TEMA PARA A JMJ 2022

2019-06-23       Actualidade       Papa Francisco

Na manhã deste sábado, 22 de Junho, o Papa Francisco recebeu os participantes do Fórum internacional dos Jovens, que tem como objectivo promover a actuação do Sínodo 2018 sobre o tema “Os jovens a fé e o discernimento vocacional”. Francisco começou o seu discurso afirmando «Vocês são jovens em acção em uma Igreja sinodal, e nestes últimos dias vocês meditaram e refletiram sobre este tema».

Logo depois o Papa falou sobre o episódio de Emaús, presente no documento final da Assembleia sinodal, considerando-o «um texto paradigmático para compreender a missão eclesial em relação às jovens gerações». Francisco recorda que «a profunda experiência que os discípulos de Emaús viveram com Jesus, levou-os irresistivelmente a colocar-se novamente a caminho». E estimulando os jovens disse: «Vocês, queridos jovens, são chamados a ser luz na noite de muitos outros jovens que ainda não conhecem a alegria da nova vida em Jesus».
«Cleofás e o outro discípulo depois de terem encontrado o Ressuscitado sentiram a necessidade vital de estar com a sua comunidade. Não há alegria autêntica se não for compartilhada com os outros», afirma Francisco e recordou «agora que se aproxima o momento de se despedir, talvez vocês já sintam saudades… é normal. Faz parte da experiência humana». Os discípulos também não queriam que Jesus fosse embora, porém «seu Corpo ressuscitado não é um tesouro a reter, mas um Mistério a partilhar» (Documento final do Sínodo, 115). «Nós encontramos Jesus sobretudo na comunidade e pelas ruas do mundo. Quanto mais levamos Jesus aos outros mais o sentimos nas nossas vidas. Por isso – indica o Papa – alimentem e difundam o fogo de Cristo presente dentro de vocês».
Em seguida o Papa recorda mais uma vez aos jovens: «Vocês são o hoje da Igreja! A Igreja precisa de vocês para ser plenamente ela mesma». E acrescenta: «Somente caminhando juntos seremos verdadeiramente fortes. Com Cristo, Pão da Vida que nos dá força para o caminho, levemos a luz do seu fogo para as noites deste mundo!».
Concluindo o encontro faz um importante anúncio. Seguindo o percurso do Sínodo dos Jovens que precedeu a Jornada Mundial da Juventude do Panamá três meses mais tarde, o Papa almeja uma grande sintonia entre estas duas vias, confiando esta intenção à poderosa intercessão de Maria. Então Francisco anuncia: «A próxima edição internacional da JMJ será em Lisboa 2022», recorda e para esta etapa da peregrinação dos jovens «escolhi como tema: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39)». Em seguida o Papa faz um apelo: «para os dois anos precedentes convido todos a meditar sobre os versículos: “Jovem, eu te digo: levanta-te” (cf. Lc 7, 14 e Christus vivit, 20) e 'Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!' (Act 26, 16)».

Fonte: Vatican News