Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição

Quem Somos ?

Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição”, tem o seu princípio em Cabo-       Verde. O Instituto iniciou a sua existência com o nome de «Grupo de Consagra das». Em 08 de Dezembro de 1959, o Padre Pio Gottin, superior dos Padres Capuchinhos em Cabo-Verde e Pároco de S. João Baptista e Nossa Senhora do       Monte, na Ilha Brava, deu início à Obra de evangelização e Assistência social na Escola Materna, com as jovens Maria Fernanda Martins de Macedo e Deolinda Ramos Vicente.

O «Instituto das Consagradas Franciscanas da Imaculada Conceição» foi erecta canonicamente a 18 de Abril de 1976. O Bispo da Diocese, Dom Paulino Livramento Évora, recebeu nela os membros da Fraternidade e aprovou as suas normas de vida. Em Julho de 1976 nomeou seu delegado para o Instituto, o Padre Pio Gottin, seu fundador.

O Fundador

Padre Pio Olívio Gottin, nasceu em 11 de Março de 1924, Pozzoleone (Vicenza), na Paróquia de Madona di Campagna Turim-Itália; fez votos perpétuos em 19 de Março de 1945; foi ordenado sacerdote em 01 de Fevereiro de 1948; chegou à Cabo Verde em 31 de Março de 1949; trabalhou na paróquia de S. Lourenço, Fogo de 1949 à 1955; na ilha Brava de 1955 à 1979; foi para os Estados Unidos no dia 24 de Março de 1979 onde trabalhou até 1999; faleceu nos Estados Unidos no dia 07 de Novembro de 1999.

O nosso Carisma

O carisma Franciscano, inspira-se em Francisco de Assis, que impelido pelo Espírito de Deus, abraçou a vida de penitência e escolheu o Santo Evangelho como norma de vida. O nosso carisma compromete-nos a seguir Cristo Bom Pastor e Apóstolo do Pai.

Dedicamos ao anúncio da Boa Nova. Estamos disponíveis para a missão Universal da Igreja, dando prioridade ao apostolado entre os cabo-verdianos. Temos o Evangelho como norma de vida. Vivemos em fraternidade, na disponibilidade e no serviço. Preferimos os mais pobres. Na atitude de Maria que se fez a serva do Senhor.

O que fazemos

Trabalhamos na saúde, no ensino pré-escolar, básico e secundário, na pro-moção feminina, com os idosos e na pastoral em geral.

Onde estamos

Actualmente somos cerca da 40 irmãs e várias postulantes e aspirantes distribuídas por 10 comunidades,  das quais nos Estados Unidos entre os emigrantes cabo-verdianos.

uma das quais nos Estados Unidos entre os emigrantes cabo-verdianos. Estamos em quase todas as ilhas excepto Maio e S. Nicolau.

Comunidades residentes na Diocese:

Comunidade em São Vicente

Mindelo (Alto São Nicolau)

C.P. 447 - Mindelo - S. Vicente;  Telef.: 231 94 19

Membros desta Comunidade:

Þ Ir. Feliciana Pereira Lopes -Superiora (irfelicianalopes@hotmail.com)

Þ Ir. Luisa  Helena Monteiro

Þ Ir. Ana de Jesus Ramos

Comunidade em Santo Antão

Porto  Novo

C.P. 50 Porto Novo - S.Antão ; Telef.: 222 11 44

Þ Ir. Valentina Maria Évora -Superiora