Quem somos?

Somos a Família Adoradora que vive e partilha um Carisma de Adoração-Libertação na Igreja e que um dia foi transmitido por Deus a Maria Micaela. A Identidade e Espiritualidade Adoradora fundamentam-se na Eucaristia e envia-nos a proclamar o seu poder libertador junto da mulher em situação de vulnerabilidade. «Viveme-la em actitude de louvor e de acção de graças, como expressão de amor Pai e entrega aos irmãos. Desta vida eucarística deriva a nossa missão na Igreja: adoração contínua a Jesus presente na Eucaristia e promoção da mulher em situação de exclusão social. O Evangelho é a nossa regra suprema para viver o seguimento de Jesus».

O nosso estilo de fraternidade inspira-se na vida e ensinamentos de Santa Maria Micaela, acompanham as mulheres no seu processos de "libertação" com base na pedagogia de amor AMOR segundo o exemplo da fundadora.

 Fundadora: Maria Micaela Desmaisiéres.

Maria Micaela Desmaisiéres nasceu no dia 01 de Janeiro de 1809 em Madrid, Espanha. Nobre e generosa como seu pai, piedosa e caritativa como a sua mãe, óptimos alicerces para o controvertido trabalho em favor das mulheres que viviam da prostituição. Para ela abre a sua primeira casa no dia 21 de Abril de 1845. Como com qualquer pessoa o seu caminho de santidade não foi fácil. O Espírito Santo faz a sua parte nuns exercícios espirituais decisivos, em Abril de 1847, assim como na festa do Pentecostas do mesmo ano, brindando-a com uma graça extraordinária. 

Micaela falece no dia 24 de Agosto de 1865. Morre como os santos: "dando a vida" pelas suas "jovens", nun gesto de heróica caridade; "por uma só que se salve, eu daria a minha vida". Ainda não tinham passados 70 anos após a sua morte e a Igreja proclamá-a SANTA. Foi Pio XI que no dia 04 de Março de 1934 elevando-a aos altares, disse a comunidade dos crentes que o caminho de Micaela foi sem dúvida um caminho de santidade.

 O que Fazemos?

Proporcionamos atendimento e encaminhamento para os diferentes apoios: sociais, psicológicos e familiares. Facilitamos encontros com as mulheres nos seus contextos, com o objectos de oferecer informação, apoio e alternativas às suas situações.

Oferecemos um lugar de referência, onde contribuímos para o desenvolvimento e formação integral da mulher e da sua família e facilitamos a sua incersão sócio-laboral.

Colaboramos na acção pastoral: catequese, encontro com os jovens e outras actividades em algumas das paróquias da Diocese de Mindelo.

 Onde estamos?

Estamos na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Brasil, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Togo, Japão, Índia, Marrocos, Cabo Verde, Republica Dominicana, Venezuela, Cambodja, Cuba e Filipinas.

 Comunidade residente na Diocese.

Fonte de Filipe

C.P. 447 - Largo de Magali; Tel. 2315643

E-mail:irmasadoradoras@hotmail.com

 Membros desta Comunidade.  

Þ Ir. Maria Martinha da Costa e Silva - Superiora

Þ  Ir. Maria Paula Paiva Pereira

Þ  Ir. Emília Sequeira Lopes

Þ  Ir. Rosário Teixeira Jerónimo

 

 Casa Geral - Roma.

Via Monte Acero, 5

C.P. 00141 Roma/Itália; Tel. (06)86800372/328

E-mail: psmc.sg@pcn.net (secretaria geral

Nome da Superiora Geral: Madre Teresa Venezelana