PADRE ADRIANO CABRAL PRESIDE FESTA DE SÃO VICENTE 2020

2020-01-24       Actualidade       Igreja

O Pe Adriano Cabral, pároco das paróquias de Santa Isabel e São João Baptista, ilha de Boa Vista, foi o presidente da missa solene da celebração da festa de São Vicente, que aconteceu no passado dia 22 de Janeiro, às 10h00, na igreja paroquial de São Vicente, Monte Sossego, ilha de São Vicente.

Depois de um mês de actividades intensas de preparação da festa de São Vicente, ilha de São Vicente, o ponto alto da festa aconteceu no passado dia 22 de Janeiro com a celebração da eucaristia que foi presidida pelo Pe Adriano Cabral. À RCV, o Pe Adriano Cabral considerou estar “honrado” pelo convite para presidir a missa de um “dia grande” para a ilha de São Vicente. Presidir a festa, para o Pe Adriano Cabral é «uma forma de estar presente no dia muito importante e grande para a paróquia e para a ilha, que pessoalmente nutro uma grande amizade». Recorda-se que Pe Adriano Cabral foi ordenado presbítero na ilha de São Vicente.
Na sua homilia, segundo a mesma fonte, Cabral considerou que «São Vicente, diácono e mártir, não é uma figura do passado, aquilo que ele viveu, os valores e as virtudes que ele cultivou e testemunhou, penso que podemos tirar muitas ilações para continuar a viver hoje». O pároco de Santa Isabel e São João Baptista, ilha de Boa Vista realçou ainda na sua homilia que «a diaconia e o testemunho são valores de sempre que podemos refrontalizar, tendo como inspiração este santo, que tão notavelmente marcou a história da igreja e continua seguramente inspirador». Por isso, os paroquianos devem «assumir o que são e renovar a identidade e encaminhar pela via do serviço e do testemunho».
A festa de São Vicente, deste ano, contou com muitas actividades, desde peregrinação, formações, conferências, teatro, concerto de música sacra, celebração eucarística em comemoração da dedicação do templo dedicado a São Vicente, em Monte Sossego, e a celebração do dia 22 de Janeiro encerrou as festividades de São Vicente 2020.