OBRA DE MARIA COMEMORA 4 ANOS DE MISSÃO EM SÃO VICENTE

2019-08-02       Actualidade       Igreja

A Comunidade Obra de Maria celebrará no próximo dia 07 de Agosto, a partir das 18h30, na igreja de São Vicente, Monte Sossego, uma missa de acção de graças pelo 4º aniversário da missão na ilha de São Vicente. A celebração será presidida pelo Bispo da Diocese de Mindelo, Dom Ildo Fortes, e contará com a entrada solene de novos membros na Comunidade.

Marina Nogueira, Maria Pereira e Madriely Paula foram as primeiras que integraram a missão da Obra de Maria na ilha de Monte Cara. Hoje, apenas Marina Nogueira é que ainda permanece na missão e, depois de 4 anos, olha para trás e considera que a adaptação foi muito fácil porque o «povo cabo-verdiano é muito acolhedor e São Vicente é muito parecido em algumas coisas ao Brasil».
A avaliação que a missionária da Comunidade Obra de Maria faz é “muito positiva” e está segura que nem tudo o que se plantou nesses 4 anos de missão “vai ser acolhido de imediato”. Os maiores ganhos da Comunidade em São Vicente «são as pessoas que se aproximam de Deus pela evangelização”, mas, no entanto, Nogueira desejaria ver mais pessoas a abraçar a Comunidade para que pudessem “alcançar mais pessoas” e lembra que “a messe é grande mas os trabalhadores são poucos”. Uma das dificuldades presenciadas pela Obra de Maria em Cabo Verde tem a ver com os transportes, uma vez que Cabo Verde é um arquipélago.
A vivência da Comunidade em São Vicente tem inspirado o seguimento de outros membros e hoje a Obra de Maria conta com 5 membros internos e 10 externos, o que considera Marina Nogueira «enriquece bastante a Comunidade, visto que são as vocações e os missionários que fazem a evangelização acontecer». Ainda, é desejo da missionária que a Comunidade cresça «conforme a vontade de Deus».
O trabalho da Comunidade Obra de Maria, na ilha de São Vicente, tem sido mais voltado para a juventude e para a família.