NOMEAÇÕES PARA O ANO PASTORAL 2016-17

2016-07-10       Actualidade       Igreja

Caros senhores padres e diáconos, votos de um bom domingo com muita paz em Deus!   Junto segue o comunicado com as nomeações para o próximo ano pastoral; e desde já, encomendamos à vossa oração fraterna estes nossos irmãos servidores do Reino, mormente aqueles que iniciam novas funções, para o bem do povo de Deus e para a maior gloria de Deus. Haverá ainda outras nomeações quer para algumas paróquias quer para os serviços diocesanos mas que aguardam confirmações, oportunamente sereis informados.   Com muita estima no Senhor.

Aos que este Decreto virem saúde e paz.

A Igreja é por natureza missionária! Enviada pelo seu fundador pelo mundo inteiro (Mc 16,15), ela procura incansavelmente anunciar o Evangelho a todos os homens (Cf. AG. Nº1). «Diocese é a porção do Povo de Deus, que se confia a um Bispo para que a apascente com a colaboração do presbitério, de tal modo que, unida ao seu pastor e reunida por ele no Espírito Santo por meio do Evangelho e da Eucaristia, constitui uma Igreja particular, na qual está e opera a Igreja de Cristo, une, santa, católica e apostólica.» (CD. Nº11).

O ministério do Bispo, como Pastor de uma Diocese, é exercido em comunhão com os sacerdotes que participam do sacerdócio apostólico. «Todos os presbíteros, quer diocesanos quer religiosos, participam e exercem com o Bispo o sacerdócio único de Cristo; estão, pois, constituídos cooperadores providentes da ordem episcopal» (CD. Nº28).

Assim, promulgo as seguintes nomeações:

Vigário Geral o Padre PAULO BORGES VAZ, Pároco «in solidum» das paróquias de São Vicente, Ilha de São Vicente;

SEMINÁRIO DIOCESANO

Delegado do Bispo para os Seminaristas Maiores, Padre JOSÉ MÁRIO GONÇALVES MOREIRA, Pároco das paróquias da Boa Vista

Seminário Menor do Bom Pastor:

Reitor: Padre PAULO BORGES VAZ

Director Espiritual: Padre ELISEU TEIXEIRA LOPES

Prefeito dos estudos: Padre JOÃO JOSÉ LOPES

Prefeito de disciplina: Diácono EVANILDO TAVARES DOS REIS

Párocos “in solidum” de Nossa Senhora da Luz e de São Vicente, Ilha de São Vicente, os Padres PAULO BORGES VAZ (moderador) e ELISEU TEIXEIRA LOPES;

Pároco de Santo António das Pombas e Vigário Paroquial de Nossa Senhora do Rosário o Padre JOSÉ JÚLIO FORTES sendo dispensado do oficio de Colaborador das Paróquias de Nossa Senhora da Luz e São Vicente, Ilha de São Vicente;

Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Luz e São Vicente, Ilha de São Vicente, o Padre JOÃO JOSÉ LOPES DOS SANTOS;

Vigário Paroquial de Nossa Senhora das Dores e Santo António, Ilha do Sal, o Padre JEAN BAPTISTE SIMON PIERRE SANE;
sacerdote fidei donum da Diocese de Ziguinchor (Senegal).

Mindelo, 24 de Junho de 2016, Festa de São João Baptista

† Ildo Fortes, Bispo de Mindelo