MENSAGEM DO BISPO DA DIOCESE DE MINDELO PARA O DIA DO TRABALHADOR

2020-05-01       Actualidade       Igreja

Celebra-se hoje, 01 de Maio, um pouco por todo o mundo, o Dia do Trabalhador e o Bispo da Diocese de Mindelo, Dom Ildo Fortes, não deixa o Dia passar em branco e envia uma mensagem a todos os trabalhadores do mundo inteiro, principalmente para os que são mais afectados com a Covid-19. Eis, na íntegra, a Mensagem de Dom Ildo Fortes para o Dia do Trabalhador:

«A Igreja celebra hoje a memória de São José que é invocado como operário. Temos duas festas de São José na Liturgia: uma que é no dia 19 de Março, onde Ele é invocado como pai e esposo da Virgem Maria, e, hoje, 01 de Maio, em que Ele é invocado como operário, precisamente, numa intenção de baptizar este dia civil. E a Igreja deseja muito dar um sentido cristão a todas as realidades que fazem parte da vida do homem.
Desde o princípio, na Bíblia, nós encontramos o trabalho como a forma com que Deus atua, numa actividade divina, Deus trabalhou durante seis dias e no sétimo dia descansou. O trabalho é abençoado por Deus, é uma graça e é uma forma de nós também nos assemelharmos e de sermos uma imagem de Deus. Deus cria a partir do nada e nós criamos a partir daquilo que temos diante ou a partir da nossa imaginação. Todos os trabalhos são dignos aos olhos de Deus, desde que sejam trabalhos que fazem com que o ser humano de sinta mais realizado.
Jesus era conhecido como o filho do carpinteiro, ou seja, o nosso Mestre, o Salvador, passou na história também como operário. Neste ano e nesta ocasião, em que os que têm sofrido muito com a Covd-19, são os trabalhadores, queremos intensificar a nossa oração a Deus, por intercessão de São José, para que se confirme no bom propósito aqueles que têm os seus trabalhos. Também, a nossa oração é para aqueles que perderam ou possam vir a perder os seus empregos, para que possam encontrar saídas viáveis, possam retomar os seus afazeres para poderem viver com maior dignidade, sustentar a sua família e sentirem-se realizados. São José, interceda por nós!».