Luxemburgo: Comunidade cabo-verdiana festeja Santa Catarina

2015-11-19       Actualidade       Diáspora  

  

Aproxima-se a Festa da Comunidade Cabo-verdiana no Luxemburgo em honra de Santa Catarina.

O encontro está marcado para o sábado, 28 de Novembro de 2015, às 14h na praça da Resistência em Esch-sur-Alzette. Haverá uma homenagem em memória dos resistentes luxemburgueses e cabo-verdianos que, em contextos e épocas diferentes, lutaram pela mesma liberdade, paz e soberania como povo. Um gesto significativo da inteira comunidade que, este ano, celebra o 40º aniversário da Independência do arquipélago de Cabo Verde. Está prevista uma alocução do novo e primeiro embaixador de Cabo Verde no Luxemburgo, Dr. Carlos Semedo – lê-se numa nota difundida no dia 17 deste mês pela Missão Católica de Língua Portuguesa em Esch/Alzette.

Seguir-se-á a procissão com o andor de Santa Catarina de Alexandria e figurantes tradicionais (juízes, donzelas, anjos e crianças) até à Igreja do Sacré-Coeur, no bairro Brill. Pelas 15h, está prevista a Solene Eucaristia, em honra da mártir Catarina: missa em várias línguas e animada pelo grupo coral da Comunidade católica cabo-verdiana. Esta é uma festa com origens, sobretudo, na ilha de Santiago e que a Diáspora assinala no Grão-Ducado, desde 1999.

Após o momento religioso em Esch/Alzette, a comunidade continuará a festa com música e gastronomia numa soirée dansante em Schifflange.

Desde há semanas que a Festa anual da Comunidade está a ser preparada. Conta, entre outros, com o apoio da Paróquia de Esch/Alzette, Missão católica portuguesa e Comunidade católica cabo-verdiana no Luxemburgo, e ADSC-Harmonia de Santa Catarina, Asbl. É ao redor da devoção de Santa Catarina, que os cabo-verdianos emigrados no Luxemburgo e seus descendentes se congregam no sul do país para um forte momento de espiritualidade, tradição, convívio e de fidelidade às raízes cristãs e própria identidade cultural.

Recorde-se que a emigração cabo-verdiana para o Grão-Ducado remonta a 1969, quando o arquipélago estava ainda sob a administração portuguesa.

Durante a Festa vão ser ainda recordados os 25 anos da histórica visita apostólica do Papa João Paulo II ao arquipélago em 1990 (25-27 de Janeiro). S. João Paulo II foi o primeiro Papa a visitar o arquipélago. O Papa visitou as ilhas do Sal, Santiago e São Vicente deixando vários desafios missionários e éticos, ainda hoje actuais, para a igreja, sociedade e diáspora.

Fonte: Comunicado de Imprensa da Missão Católica de Língua Portuguesa em Esch/Alzette.

Fonte: Rádio Vaticano (PT)

 



Notícias relacionadas

         Comunidade de Norte de Baía celebra São Manuel (2018-06-22)
         Comunidade Obra de Maria oferece artigos religiosos aos catecúmenos r ... (2018-04-27)
         Comunidade Obra de Maria evangeliza no festival de Baía das Gatas (2017-08-12)
         Comunidade de Pedra Rolada celebra São Paulo (2017-07-07)
         Comunidade Obra de Maria celebra 2 anos de presença em São Vicente (2017-07-07)
         Dom Ildo Fortes fala da importância da “Comunidade” e do “Domin ... (2017-04-23)
         Gilberto Barbosa, fundador da Obra de Maria, anuncia novas comunidades ... (2017-03-27)
         Entrevista com a Comunidade Obra de Maria (2016-12-16)
         Comunidade Obra de Maria realizou Encontro Vocacional (2016-10-10)
         Comunidade de Ribeira de Vinha celebra Santa Teresinha do Menino Jesus (2016-10-02)