Juventude em Marcha institucionaliza "escolinha do teatro"

2016-10-25       Actualidade       Sociedade

Juventude em Marcha vai institucionalizar, ainda no decurso de 2016, a sua "escolinha do teatro" que vai ser o "viveiro" deste grupo teatral santantonense, fundado em 1984, no concelho do Porto Novo.

Segundo o líder do grupo, Jorge Martins, a "escolinha do teatro" já existe na prática, já que Juventude em Marcha tem estado a desenvolver as suas atividades com a participação de crianças formadas dentro dessa associação teatral.
"Escolinha de teatral já existe na prática, já que Juventude em Marcha tem existido graças ao seu viveiro de crianças", sublinhou Jorge Martins.
Para a institucionalização do seu projeto de formação, Juventude em Marcha conta com "fortes parcerias", no âmbito das quais foram já ministradas algumas formações, avançou.
Juventude em Marcha é o grupo mais antigo em atividade em Cabo Verde, tendo já produzido mais de três dezenas de obras teatrais, retratando a vivência sociocultural em Cabo Verde, com particular incidência na ilha de Santo Antão.
Até Dezembro, Juventude em Marcha pretende estrear uma nova peça, intitulada "O Dia em que Nasci" que já está a ser preparada.
A nova peça se baseia em facto real, que relata o nascimento de uma criança que perdeu os seus pais ainda cedo e ficou "ao Deus dará", acabando por ser discriminada e maltratada pela sociedade.
Saliente-se que este grupo viajou, este fim-de-semana, para a Macau, onde participa, com a peça "Preto no Branco", na oitava edição da Semana Cultural da China e dos Pais Lusófonos, que arrancou esta segunda-feira.
Juventude em Marcha é uma das cinco companhias teatrais que participam nesse evento, sendo quatro de países lusófonos e uma de Macau.

Fonte: Inforpress