Jorge Carlos Fonseca reeleito Presidente do País

2016-10-03       Actualidade       Sociedade  

  

Jorge Carlos Fonseca, foi reeleito domingo, 2 de Outubro, Presidente da República de Cabo Verde para um novo mandado de cinco anos.

Com uma vitória de 74% dos votos, Jorge Carlos Fonseca, agradeceu ao povo caboverdiano pela confiança, considerando  – segundo o jornal “A Semana on line”  - que “esta é uma eleição histórica do ponto de vista dos resultados”.  Ele considerou ainda que a sua reeleição é uma “vitória para a cidadania. É uma vitória para todas as mulheres e todos os homens que prezam e a acreditam no valor máximo da liberdade de poderem escolher quem os representa”.  
Jorge Carlos Fonseca - segundo a nossa fonte - venceu em todas as ilhas de Cabo Verde e na diáspora.
Os resultados são ainda provisórios, mas indicam também que em segundo lugar ficou o candidato, Albertino Graça, com 22,6%, seguido de Joaquim Monteiro, com 3,4%. Graça felicitou o vencedor, mas dada a alta taxa de abstenção (63,3%) questionou-se sobre a legitimidade da vitória de Jorge Carlos Fonseca, uma vez que foi eleito apenas por 30% dos eleitores inscritos. Facto que Fonseca não quis comentar. Albertino Graça vai, todavia, mais longe, considerando que os  partidos políticos devem fazer uma grande reflexão sobre a matéria e sobre a possibilidade de instituir o voto obrigatório em Cabo Verde. Recorde-se que também nas legislativas de março passado a abstenção foi bastante elevada.
Já Joaquim Monteiro, ex-combatente pela libertação nacional, considerou ter alcançado o seu objectivo que era o de conseguir um score eleitoral de pelo menos quatro mil votos – refere “A Semana on line”. Ele obteve 4.213 votos e já confirmou que irá candidatar-se de novo (pela terceira vez) em 2021. Ele considerava-se o único candidato realmente do povo, pois que não pediu o apoio de nenhum partido, enquanto que Jorge Carlos Fonseca, embora sendo independente, tinha o apoio do MpD (Movimento para a Democracia), partido vencedor das legislativas de março 2016; e Albertino Graça, da área de influência do PAICV, não teve, contudo, o apoio oficial deste Partido histórico de Cabo Verde.

Fonte: Rádio Vaticano

 



Notícias relacionadas

         Emmanuel Jean-Michel Fréderic Macron é o novo presidente de França (2017-05-08)
         PE CARLOS VARELA É O NOVO PÁROCO DE VILA NOVA, PRAIA (2016-09-25)
         Ordenação Presbiteral do Diácono Jorge Rocha (2016-06-22)
         Portugal: Primeira viagem do novo presidente vai ser ao Vaticano (2016-03-10)
         Papa recebeu presidente de Cuba pela primeira vez (2015-05-10)