JOÃO PAULO II VISITAVA CABO VERDE HÁ 30 ANOS

2020-01-25       Actualidade       Igreja  

  

Há 30 anos atrás, num dia como hoje, 25 de Janeiro de 1990, as ilhas de Cabo Verde e a sua gente recebiam uma das suas mais ilustres visitas – a visita do Papa João Paulo II, hoje São João Paulo II. A visita durou 3 dias (25-27 de Janeiro) e o Papa João Paulo II esteve em 3 ilhas (Sal, São Vicente e Santiago).

Muitos cabo-verdianos ainda se lembram de 1990 quando um Santo Padre pensou em Cabo Verde e brindou todos os seus filhos e suas filhas com uma Visita Apostólica. O rosto sereno do polaco cativou o mundo inteiro, seu olhar nítido transmitia alegria e tranquilidade, aquele sorriso iluminava e pacificava corações dilacerados. Quando ele visitou Cabo Verde, muitos já diziam que se tratava de um Santo na Terra e isto foi concretizado, tempos depois, com a sua canonização.
Os cabo-verdianos nunca esquecerão quando aquele Santo se ajoelhou e beijou o solo de Cabo Verde e ninguém também se esquecerá quando ele bradou bem alto para que todos pudessem ouvir: «não às discriminações de todo o tipo; jamais a escravização do homem pelo homem; nunca mais qualquer forma de violência, demolidora da dignidade das pessoas; jamais, nunca mais, a negação dos direitos de Deus sobre o homem».
Na despedida, a multidão de fiéis pediram, clamaram e suplicaram que o Papa retornasse um dia a Cabo Verde. No entanto, com voz trémula de saudade destas ilhas e da sua gente, João Paulo II dizia: «levo na alma a esperança que li nos olhos vivos das vossas crianças e dos jovens e que se espelha no sereno realismo da gente bondosa desta terra, que sabe lutar e para a qual ser pobre não é vergonha».



Notícias relacionadas