IRMÃS FRANCISCANAS REUNIDAS NO XI CAPÍTULO GERAL

2019-08-23       Actualidade       Igreja  

  

As Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição estão reunidas na sua casa principal em Achada Santo António, Praia, para celebrar o seu XI Capítulo Geral ordinário e eletivo sob o lema: “Conduzidas pelo Espírito Santo, testemunhar o amor de Cristo, bom Pastor”. 

O Capítulo, que é uma espécie de assembleia geral, teve início no passado dia 19 de Agosto, com uma solene Eucaristia presidida pelo Pe Ima na Casa das Irmãs e se prolonga até a manhã de sábado, dia 24 de Agosto. 
Estão presentes nesta magna reunião 32 irmãs provenientes das 10 comunidades actualemente existentes (8 em Cabo Verde e 2 nos EUA). «Somos 41 irmãs e só não vieram as que estão impedidas por algum motivo ou as que ainda não fizeram a profissão solene», explicou ao Terra Nova a Irmã Maria da Luz, superiora geral cessante. 
O momento alto deste XI Capítulo foi a eleição da nova Superiora Geral que aconteceu no período de manhã do dia 21 de Agosto. O acto electivo foi presidido pelo cardeal Dom Arlindo Furtado, enquanto bispo da Diocese de Santiago e uma vez que as irmãs são de direito diocesano. 
«Fizemos uma sondagem há seis meses e esta tarde vamos actualizá-la e amanhã teremos a nova superiora», explicou ao Jornal Terra Nova a Superiora cessante um dia antes da eleição. Já as 4 conselheiras que farão parte do Conselho Geral foram eleitas  na quinta-feira, dia 22 de Agosto, no período da tarde. 
Do programa consta ainda momentos de oração, apresentação e discussão de vários relatórios, apreciação de várias situações de vida e missão das irmãs nas ilhas e nos EUA. 
Recorde-se que as Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição têm o seu princípio em Cabo Verde. O Instituto iniciou a sua existência com o nome de «Grupo de Consagradas». Em 08 de Dezembro de 1959, o Padre Pio Gottin, superior dos Padres Capuchinhos em Cabo-Verde e Pároco de S. João Baptista e Nossa Senhora do Monte, na Ilha Brava, deu início à Obra de evangelização e Assistência social na Escola Materna, com as jovens Maria Fernanda Martins de Macedo e Deolinda Ramos Vicente.
O «Instituto das Consagradas Franciscanas da Imaculada Conceição» foi erecta canonicamente a 18 de Abril de 1976. O Bispo da Diocese de Santiago de Cabo Verde, Dom Paulino Livramento Évora, recebeu nela os membros da Fraternidade e aprovou as suas normas de vida. 

Fonte: Terra Nova

 



Notícias relacionadas