«Igreja não é apenas para os bons» - Papa Francisco

2016-09-29       Actualidade       Papa Francisco

O Papa Francisco disse hoje no Vaticano que a Igreja tem de ser sinal da “misericórdia” de Deus, que chega a todos, independentemente das suas falhas.

“A Igreja não é apenas para os bons, para aqueles que parecem bons ou que se julgam bons; a Igreja é para todos, preferencialmente para os maus, porque a Igreja é misericórdia”, realçou, perante milhares de pessoas reunidas para a audiência pública semanal que decorreu na Praça de São Pedro.
A intervenção teve como tema ‘O perdão na Cruz’, partindo do relato do evangelista São Lucas sobre os dois ladrões crucificados com Jesus. O Papa sublinhou que, ao morrer crucificado, entre dois criminosos, Cristo quis mostrar que a salvação pode chegar a todos, em qualquer condição, mesmo a mais dolorosa. “A quem está crucificado numa cama do hospital, a quem vive recluso numa prisão, a quem está encurralado pelas guerras, eu digo: Levantai os olhos para o Crucificado. Deus está convosco, permanece convosco na cruz e a todos se oferece como Salvador”, declarou Francisco.
O pontífice argentino falou da figura do “bom ladrão”, que crucificado com Jesus mostrou arrependimento pelos seus crimes.
“O bom ladrão dirige-se diretamente a Jesus, confessa abertamente a própria culpa, invoca sua ajuda, chama-o pelo nome, pede a Jesus que se lembre dele: é a necessidade do homem de não ser abandonado. Assim, o condenado à morte torna-se modelo do cristão que se entrega a Jesus”, precisou.
Francisco convidou os participantes na audiência a cultivar a “certeza” de que “ninguém está excluído” do perdão de Deus.
 “Mas podem perguntar-me: ‘Diga-me padre, aquele que fez as coisas mais feias na vida, tem possibilidade de ser perdoado?’. Sim, sim: ninguém está excluído do perdão de Deus, desde que se aproxime de Jesus”, explicou.

Fonte: Agência Ecclesia