Igreja Matriz de N.S. do Rosário em São Nicolau resgatou o estatuto de Sé Catedral

2015-10-09       Actualidade       Igreja

A Diocese do Mindelo reconheceu a Igreja Matriz da Ribeira Brava de São Nicolau – Nossa Senhora do Rosário – como a Antiga Sé Catedral. Este acto foi consumado, pelo Bispo da Diocese, Dom Ildo Fortes, durante a celebração solene da missa da Padroeira do município, ontem 7 de Outubro.

“O momento que lembramos a data da Memória de Nossa Senhora do Rosário é de alegria, gratidão e reconhecimento!

O Sagrado Templo, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, que diante das evidências históricas e documentais, se reconhece como Antiga Sé Catedral da Diocese de Santiago de Cabo Verde, constitui motivo de grande júbilo e orgulho da população são-nicolauense e cabo-verdiana em geral, e uma boa oportunidade para reavivar a dimensão espiritual que esta Casa, edificada para ser a morada de Deus entre os homens, requer”, reconhece Dom Ildo Fortes.

Dom Ildo Fortes adianta ainda que “é nosso dever e obrigação, zelar pela perpetuação de nossas memórias e códigos de decifragem da nossa identidade; a Ilha de São Nicolau, denominada Berço da Intelectualidade Cabo-verdiana, albergou entre outras instituições, a comarca de Barlavento, acolheu os ingleses que chegaram para instalar o entreposto de Carvão, que acabou por mudar para São Vicente, foi berço do primeiro médico que se conhece, de entre outras memórias”.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, na Ribeira Brava, São Nicolau, é apontada como a mais antiga existente e em funcionamento em Cabo Verde. Consta que foi construída nos finais do século XVIII, e mais tarde reconstruída tal como hoje se apresenta. Foi Sé Catedral nos tempos em que o Bispo de Cabo Verde se mudou de Santiago para a Ilha de São Nicolau, com o declínio da Cidade Velha.

Fonte: Noticiasn.com