Há 53 anos, São João XXIII inaugurava o Concílio Vaticano II

2015-10-11       Actualidade       Igreja  

  

Cidade do Vaticano (RV) - Neste domingo (11/10), a Igreja celebra a memória litúrgica de São João XXIII, o Papa que, em 11 de outubro de 1962, precisamente há 53 anos, inaugurou oficialmente o Concílio Vaticano II:
“Venerabiles fratres. Gaudet Mater Ecclesia...”

“Venerados irmãos. A Santa Mãe Igreja se rejubila, porque, por singular dom da Providência divina, amanheceu o dia tão almejado em que inauguramos solenemente o Concílio Vaticano II, aqui, junto ao túmulo de São Pedro, com a proteção da SS. Virgem, de quem celebramos hoje a dignidade de Mãe de Deus”.

Falando ainda em latim, o Papa João XXIII inaugurava o grande evento eclesial, que contou com a presença de 2.540 Padres conciliares, provenientes dos cinco Continentes. Um número inédito na História da Igreja: 1060 da Europa – dos quais 423 italianos, 144 franceses, 87 espanhóis, 59 poloneses, 29 portugueses -  408 da Ásia, 351 da África, 416 da América do Norte, 620 da América Latina e 74 da Oceania. 

Entretanto, estavam ausentes muitos bispos de dioceses que viviam sob “regimes autoritários", na sua maioria de ideologia comunista. Participaram também das 4 sessões do Concílio, como convidados, dezenas de Observadores protestantes e ortodoxos.

Pela primeira vez na História da Igreja, os peritos conciliares foram ouvidos e participaram da elaboração dos documentos do Concílio, todos trazendo consigo uma imensa riqueza de tradições e culturas. Tais peritos, que não tinham direito a voto e eram chamados “consultores teológicos”, tiveram uma grande influência nos trabalhos conciliares.

O Concílio Vaticano II, que foi o XXI Concílio Ecumênico da Igreja Católica, foi convocado no dia 25 de dezembro de 1961 e realizado em 4 sessões. Terminou no dia 8 de dezembro de 1965, sob o pontificado do Papa Paulo VI.

Todos os Concílios católicos receberam o nome do local onde se realizou. A numeração indica a quantidade de Concílios. Vaticano II portanto, indica que o Concílio ocorreu na Cidade do Vaticano e o número dois por ser realizado pela segunda vez no Vaticano. (MT)

Vatican Radio

Fonte: news.va

 



Notícias relacionadas