Grupo João Paulo II, Santo Antão, celebra o 24º aniversário

2017-04-18       Actualidade       Igreja

O Grupo João Paulo II da paróquia de Nossa Senhora do Rosário, Santo Antão, celebra hoje, 18 de Abril, o 24º aniversário com missa de acção de graças pelo aniversário e outra em memória dos membros já falecidos.

Movidos pelo Espírito Santo, a 18 de Abril de 1993, nascia na paróquia de Nossa Senhora do Rosário, Santo Antão, o Grupo João Paulo II que, segundo o presidente, Diácono Benedito Lima, em entrevista ao Site da Diocese de Mindelo, «o nome surgiu da histórica visita do Papa João Paulo II a Cabo Verde na década de 90 e por ser um grupo com intervenções em várias áreas da sociedade, desde religiosa à acção social. Um grupo, portanto, aberto a todos como o saudoso Papa».
O carisma do grupo é estar ao serviço da Igreja e, por isso, segundo o Diácono Benedito Lima, o trabalho do Grupo tem abrangido todas as paróquias do Norte da ilha de Santo Antão: «apoiamos na catequese, na liturgia, no canto, Caritas, Legião de Maria. Poderia dizer que o nosso apoio não está só na nossa Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, mas em quase todas as Paróquias do norte da ilha, visto que temos membros que são diáconos permanentes e que estão ao serviço das comunidades de Santo António das Pombas, Santo Crucifixo e Nossa senhora do Livramento».
A missão do Grupo, segundo o presidente, não abarca apenas áreas religiosas, mas também tem prestado apoio «na construção/reconstrução de uma habitação condigna, distribuição de materiais escolares a escolas e jardins infantis, apoio em medicamentos e vestuários aos carenciados, e, por vezes, fazemos o “Natal dos Menos Novos” nas comunidades».
O balanço dos 24 anos de história e missão, segundo o líder do Grupo, é muito positivo «visto que os resultados estão a vista de todos. É só ver o envolvimento dos nossos membros na vida da Paróquia e na da Diocese para se tirar as devidas conclusões».
As Bodas de Prata serão já no próximo ano e, por isso, acrescenta o Diácono Benedito Lima que «neste momento estamos em reflexão e pensamos em breve fazer novas eleições para os órgãos sociais. A nova direcção, certamente, fará um programa pensando na comemoração das Bodas de Prata no próximo ano».