Francisco e Jacinta Marto canonizados em Fátima – Portugal

2017-04-20       Actualidade       Igreja

Os pastorinhos, Francisco e Jacinta Marto, serão canonizados em Fátima, Portugal, no dia 13 de Maio de 2017, pelo Papa Francisco. Será assim a primeira canonização de sempre em Portugal.

As celebrações de canonização acontecem, por norma, na Praça de São Pedro, onde o Papa Francisco presidiu a oito cerimónias do género desde 2013, mas o actual pontífice já canonizou dois sacerdotes em viagens ao estrangeiro: São José Vaz (14 de Janeiro de 2015, Sri Lanka) e São Junípero Serra (23 de Setembro de 2015, Estados Unidos da América).
A data e o local para a canonização dos irmãos pastorinhos foram anunciados hoje após um Consistório Público, reunião formal entre o Papa e cardeais, no Palácio Apostólico do Vaticano.
O prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, cardeal Angelo Amato, disse durante o Consistório que a “breve vida” dos mais novos pastorinhos de Fátima “foi rica de fé, amor e oração”.
A Missa a que o Papa vai presidir a 13 de Maio, pelas 10h00, inclui assim o rito de canonização propriamente dito, em latim, no qual o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, acompanhado pela postuladora da causa, irmã Ângela Coelho, pede em três momentos sucessivos que os beatos sejam inscritos no “álbum dos Santos”.
“Em honra da Santíssima Trindade, para exaltação da fé católica e incremento da vida cristã, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e a nossa, após ter longamente reflectido, invocado várias vezes o auxílio divino e escutado o parecer dos nossos irmãos no episcopado, declaramos e definimos como Santos os Beatos Francisco e Jacinta Marto, inscrevemo-los no Álbum dos Santos e estabelecemos que em toda a Igreja eles sejam devotamente honrados entre os Santos”, refere a fórmula de canonização, a ser proferida pelo Papa.
Francisco e Jacinta Marto vão juntar o seu nome a uma lista de santos portugueses que se estende desde antes do início da nacionalidade. A última canonização tinha acontecido a 14 de Janeiro de 2015, quando o Papa Francisco proclamou como santo o padre José Vaz (1651-1711), nascido em Goa, então território português.
D. Nuno Álvares Pereira, Nuno de Santa Maria, foi canonizado a 26 de Abril de 2009, pelo Papa Bento XVI, no Vaticano.
Também no Vaticano, Paulo VI declarou Santa a religiosa portuguesa Beatriz da Silva, a 3 de Outubro de 1976.
A canonização é a confirmação, por parte da Igreja, que um fiel católico é digno de culto público universal (no caso dos beatos, o culto é diocesano) e de ser dado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade.

Fonte: Ecclesia