Encontro Europeu Missões Lusófonas

2015-10-15       Actualidade       Diáspora

A Obra Católica Portuguesa de Migrações, organismo dos bispos portugueses para a Pastoral da Mobilidade Humana, com sede em Lisboa, convocou um Encontro Europeu das Missões Católicas de Língua Portuguesa, que inclui a comunidade católica cabo-verdiana. A reunião vai acontecer de 19 a 23 de Outubro, em Brescia, Itália.

--------------------------------------------------------
COMUNICADO DE IMPRENSA

Missões na Europa: que contributo à integração e à catequese?

A Obra Católica Portuguesa de Migrações, organismo dos bispos portugueses para a Pastoral da Mobilidade Humana, com sede em Lisboa, convocou um Encontro Europeu das Missões Católicas de Língua Portuguesa. A reunião vai acontecer de 19 a 23 de Outubro, em Brescia, Itália.

Constatando uma grande diversidade de práticas pastorais em vigor nas várias dioceses europeias onde existem Comunidades católicas de língua portuguesa, e procurando tecer algumas linhas comuns de acção entre os agentes pastorais implicados, o Encontro Europeu vai abordar o tema: “O papel das Missões na catequese e na participação dos migrantes face às actuais tendências das dioceses de acolhimento”.

O encontro tem por objectivos:

- Auscultar o trabalho das Missões, nomeadamente as necessidades da nova vaga migratória lusófona;
     - Valorizar o contributo das Missões Católicas na Pastoral da Mobilidade da Igreja numa Europa em mutação;
     - Reforçar o diálogo solidário e a colaboração concreta entre as estruturas da Igreja de origem e de destino;
     - Redescobrir o potencial missionário dos migrantes na “nova evangelização” da Europa;
     - Prosseguir na reflexão sobre a “integração” à luz da Pastoral intercomunitária proposta na Instrução Erga Migrantes Charitas Christi.

O último Encontro Europeu realizou-se 2012, em Alfragide (Portugal) por ocasião dos 50 anos da Obra Católica Portuguesa de Migrações. O Encontro Mundial das Missões Católicas de Língua Portuguesa aconteceu no Porto (Portugal) no ano 2005.

Entre os convidados há a assinalar D. António Vitalino, bispo de Beja e responsável pela Pastoral da Mobilidade Humana da Conferência Episcopal Portuguesa; Eugénia da Costa Quaresma, directora nacional da OCPM, e os delegados do missionários da França, Alemanha e Suíça.

Estão inscritos 55 missionários (sacerdotes, religiosas e leigos) comprometidos com as Missões católicas de língua portuguesa em 7 países: Alemanha, Bélgica, França, Luxemburgo, Portugal, Reino Unido e Suíça.

Vão representar o Luxemburgo os padres Sérgio Mendes (Guarda) e Rui Pedro (scalabriniano), acompanhados pela irmã Perpétua Coelho (serva de N. S. Fátima).

Missão Católica de Língua Portuguesa no Luxemburgo
Gabinete de Comunicação – Esch-sur-Alzette, 13.10.2015