EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) FAZ HISTÓRIA EM MINDELO

2019-10-29       Actualidade       Sociedade  

  

30 de Setembro de 2019 fica para a história da Diocese de Mindelo como o dia em que se iniciaram as aulas de Educação Moral Religiosa Católica nas escolas públicas em experiência piloto.

30 de setembro de 2019, é uma data que fica para a história da Diocese de Mindelo como o dia em que se iniciaram as aulas de Educação Moral e Religiosa Católica nas escolas públicas, em experiência piloto.

A experiência está a decorrer nas Escolas do Ensino Básico do agrupamento 8, Escola Nova de Ribeira Bote e Escola Valentina, a Escola Humberto Duarte Fonseca e o Liceu Jorge Barbosa.

Abarca os alunos do 1º, 5º e 9º anos. Como foi dito desde o início, a disciplina tem caráter optativo, tendo os pais de alunos até os 16 anos de assinar uma autorização para que os seus educandos possam tomar parte dessas aulas. Assim, para iniciar o ano temos o total de:
- 29 inscritos no 9º ano - uma turma;
- 118 no 5º ano sendo 41 da Escola HDF e os restantes da Escola Nova – 6 turmas;
- 105 no 1º ano, sendo 70 da Escola Valentina e 35 da Escola Nova – 5 turmas.

A organização para o início do ano letivo não teria sido possível sem o empenho da Delegação do Ministério da Educação de São Vicente, na pessoa da Delegada Maria Helena Andrade e dos gestores das Escolas Básicas de Ribeira Bote e HDF.

A leccionar esta disciplina neste ano, estão as professoras Filomena Estevão e Otelma Borges que dizem sentir-se motivadas e, depois de 3 semanas de aulas, a experiência tem sido desafiante, mas também gratificante. Vão surgindo dificuldades a nível organizacional com as quais se deparam no dia a dia. Mas, enfrentando um dia de cada vez, vão superando e descobrindo formas de contornar cada situação.

As aulas de EMRC pretendem ser aulas transformadoras, com o enfoque no crescimento integral da pessoa. E, a esperança é que possa contribuir para a formação de uma sociedade mais consciente, alicerçada nos valores fundamentais e, acima de tudo, livre.

Nos próximos anos lectivos, com a expansão progressiva da disciplina para todos os anos escolares, será necessário cada vez mais, que tenhamos professores formados e preparados para leccionar a disciplina. As Dioceses de Cabo Verde, nesse sentido, preparam-se para iniciar em Novembro um curso com equivalência a Mestrado ou pós-graduação para professores que queiram aceitar e abraçar esse desafio.

Filomena Estêvão e Otelma Borges
Membros da Comissão Diocesana para as aulas de EMRC




Notícias relacionadas

         DIOCESE DE MINDELO CRIA ‘COMISSÃO DIOCESANA DAS MIGRAÇÕES’ (2019-09-06)
         SEMINARISTAS MAIORES EM EXPERIÊNCIA PASTORAL PELAS DIVERSAS PARÓQUIA ... (2019-07-26)
         SEMINARISTA MAIOR DA DIOCESE DE MINDELO FAZ VOLUNTARIADO NO SANTUÁRIO ... (2019-07-17)
         EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA É A NOVA DISCIPLINA QUE ENTRA  ... (2019-07-16)
         SEMINARISTA MAIOR DA DIOCESE DE MINDELO ESTUDA NEO-GREGO, HISTÓRIA DA ... (2019-06-26)
         SÃO JOÃO BAPTISTA CELEBRADO NA DIOCESE DE MINDELO (2019-06-24)
         NOTA DE CONDOLÊNCIAS DA DIOCESE DE MINDELO PELO FALECIMENTO DE DOM PA ... (2019-06-17)
         DOM ILDO FORTES QUER RELANÇAR E FORTALECER O ESCUTISMO NA DIOCESE DE  ... (2019-06-13)
         FESTA DE SANTO ANTÓNIO 2019 NA DIOCESE DE MINDELO (2019-06-13)
         AULAS DE MORAL E RELIGIÃO CATÓLICAS LECIONADAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS ... (2019-05-23)