EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA É A NOVA DISCIPLINA QUE ENTRA NO PRÓXIMO ANO LECTIVO

2019-07-16       Actualidade       Sociedade

Educação Moral e Religiosa Católica é a nova disciplina que, a partir do próximo ano lectivo, vai entrar no currículo educativo cabo-verdiano, de forma experimental nas escolas das ilhas de Santiago, São Vicente, Fogo e Santo Antão.

Segundo Pe João Augusto, Conselheiro espiritual para a implementação da disciplina, assegura que estão na fase de recolha de consentimento junto dos encarregados de educação para que o projecto possa ir para a frente.
As Dioceses já estão a agilizar um plano de formação de professores a fim de se familiarizar com os conteúdos programáticos. Pe João Augusto Martins afiança que vão ser ensinados conteúdos defendidos pela civilização ocidental.
A disciplina vai ser leccionada em treze escolas públicas dos concelhos da Praia, Santa Catarina de Santiago, São Vicente, São Filipe, no Fogo e Ribeira Grande de Santo Antão. Os estabelecimentos já foram seleccionados e os membros da comissão já contactaram os delegados do ministério da educação.
O conselheiro espiritual da comissão criada pelas duas dioceses para a implementação da disciplina Educação Moral e Religiosa Católica explica que, neste momento, estão na fase de recolha de consentimento junto de pais e encarregados de educação.
O Padre João Augusto Martins indica que os professores da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica vão passar por um processo intensivo de formação, a partir de Setembro, para se familiarizarem com os conteúdos programáticos.
O Padre João Augusto Martins diz que os docentes são contratados pelo Ministério da Educação com o aval da Igreja Católica.

Fonte: rtc