É necessário e urgente pôr em evidência o significado do matrimónio hoje – Casal responsável ENS

2017-11-06       Actualidade       Igreja

O casal responsável do III Encontro Nacional das Equipes de Nossa Senhora ENS – Região Cabo Verde, Benvindo e Ernestina Lopes, alertaram para a necessidade e urgência de se pôr em evidência o significado do matrimónio hoje.

Benvindo e Ernestina Lopes fizeram esta chamada de atenção no III Encontro Nacional das Equipes de Nossa Senhora que decorreu na ilha do Sal durante dois dias – sábado a domingo -, sob o lema “Matrimónio: Sinal de amor e alegria”.
Perante mais de duas centenas de casais oriundos de São Vicente, Santiago, Santo Antão, além do Sal, e presença do cardeal Arlindo Furtado e Dom Ildo Fortes – figuras importantes na comunidade católica -, o casal frisou que onde há amor e caridade Deus está presente.
Estribando-se num dos painéis de reflexão: “Matrimónio hoje na sociedade cabo-verdiana”, Ernestina Lopes disse que a escolha deste tema visa reflectir sobre os desafios que a sociedade cabo-verdiana atravessa e as respostas que, tanto a igreja como o Movimento têm procurado dar.
“É necessário e urgente pôr em evidência o significado do matrimónio hoje. Que desafios nos são colocados? Que respostas procuramos dar?”, ponderou, fazendo fé que as diferentes comunicações, testemunhos, sensibilidades e troca de experiência ao longo deste encontro, venham reforçar o Movimento, a família, as Equipes ENS, a igreja e sua missão.
“Que esta experiência nos faça progredir em todas as dimensões da vida familiar e mais comprometidos com o Evangelho da Vida e da Alegria”, enfatizou, desejando a todos um “excelente” encontro.
“Cada encontro nacional é um momento muito importante na vida do nosso movimento onde a alegria e a força do Espírito Santo marcarão o caminho através de orientações que daqui saírem. Assim, continuaremos a viver na riqueza da diversidade de mais uma etapa de dois anos com equipistas de todas as ilhas”, concluiu Ernestina Lopes.
As Equipes de Nossa Senhora é um movimento internacional de casais que visa ajudar os mesmos a viver “plenamente” o seu sacramento do matrimónio, “anunciando ao mundo” os valores do casamento.

Fonte: Inforpress