Dom Ildo Fortes visita paróquia de São João Baptista - Porto Novo

2017-06-07       Actualidade       Igreja

O Bispo da Diocese de Mindelo, Dom Ildo Fortes, está de visita pastoral à paróquia de São João Baptista, Porto Novo, de 31 de Maio a 08 de Junho de 2017.

A visita pastoral de Dom Ildo Fortes à paróquia de São João Baptista consiste em várias actividades: vista à todas as comunidades cristãs que pertencem a paróquia, visita às instituições municipais, celebrações litúrgicas e confirmação na fé de alguns paroquianos.
O pároco de São João Baptista, Frei José Pires, disse que a visita de Dom Ildo Fortes é «um encontro do pastor com a sua comunidade» e, por isso, avança que «as comunidades foram sensibilizadas para estarem presentes, para conversarem com ele, fazer perguntas, e, criticar também, se for necessário. A visita vai ser um encontro da comunidade com o seu pastor. Isto não acontece todos os dias. Vai ser uma oportunidade soberana».
A visita pastoral é uma obrigação imposta aos bispos católicos pelo Código de Direito Canónico (Cf. câns. 396-398) a de  visitar todos os anos a diocese no todo ou em parte, de tal modo que ao menos de cinco em cinco anos visite toda a diocese por si ou, se estiver legitimamente impedido, pelo Bispo coadjutor, ou pelo auxiliar, ou pelo Vigário geral ou episcopal, ou por um outro presbítero.
O cân. 397 diz que «à visita episcopal ordinária estão sujeitas as pessoas, as instituições católicas, as coisas e os lugares sagrados, que se encontram dentro dos limites da diocese».