DOM ILDO FORTES SUSPENDE VISITA PASTORAL À PARÓQUIA DE SANTO CRUCIFIXO PARA PARTICIPAR NO FUNERAL DE DOM PAULINO LIVRAMENTO ÉVORA

2019-06-18       Actualidade       Igreja

Desde o passado dia 17 de Junho, Dom Ildo Fortes se encontra na ilha de Santo Antão, mais precisamente na paróquia de Santo Crucifixo, numa Visita Pastoral que deveria terminar no próximo dia 23 de Junho. No entanto, o Bispo da Diocese de Mindelo suspendeu a Visita a fim de participar das celebrações fúnebres de Dom Paulino. A Visita Pastoral será retomada na quinta-feira, dia 20 de Junho.

Numa Nota de Condolência, Dom Ildo Fortes escrevia que «Dom Paulino é uma figura incontornável na história de Cabo Verde, uma referência, um marco na Igreja de Cabo Verde. Sobretudo neste tempo de um país independente». O Bispo da Diocese de Mindelo lembrava que Dom Paulino Livramento Évora foi «um homem de Igreja e amigo do seu povo, um pastor zeloso e generoso. Um homem de coragem, firme e ousado, em tempos que não se avizinhavam nada fáceis para a Igreja». Por isso, concluía Dom Ildo Fortes, que a «nossa atitude, para além de sentimentos de dor, é de profunda gratidão a Deus pela vida e ministério de Dom Paulino Livramento Évora».
Recorde-se que o corpo de Dom Paulino Livramento Évora, Bispo Emérito da Diocese de Santiago, deixou hoje, 18 de Junho, às 16h00, a residência das Irmãs Franciscanas, Achada Santo António, onde residia desde 2009, para a igreja de Nossa Senhora da Graça, Plateau, onde o corpo vai ser sepultado amanhã, dia 19 de Junho, depois das exéquias às 10h00.