DOM ILDO FORTES SUBLINHA QUE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL SÃO UM BEM PRECIOSO

2020-05-24       Actualidade       Igreja

No dia em que se celebra a Ascensão do Senhor, VI Domingo do Tempo Pascal, designado também como o Dia Mundial das Comunicações Sociais, Dom Ildo Fortes sublinhou na sua homilia da eucaristia celebrada na igreja de Nossa Senhora da Luz, ilha de São Vicente, às 10h30, que «os meios de comunicação social são um bem precioso».

O Bispo da Diocese de Mindelo, no Dia Mundial das Comunicações Sociais, aproveita para «fazer uma referência grata a todos os meios que procuram servir a Igreja e servir os homens». Fazendo referência à Mensagem do Papa Francisco para o LIV Dia Mundial das Comunicações Sociais, 2020, desafia os fiéis a contarem boas história e lembra que, infelizmente, somos mais propensos a ouvir e contar histórias de desgraça: «muito meios de comunicação social, porque é o que vende, o que conta são notícias más».
Dom Ildo Fortes entende que há muitas coisas boas a acontecer no mundo e pergunta, no entanto, quantas coisas boas que se ouve na televisão. O Prelado da Diocese de Mindelo lembra que, por estes dias, o assunto é a Covid 19: «sempre que abrimos a televisão ou a rádio é para ouvir desgraças… Será que o mundo ficou estagnado por causa da Covid 19? Toda a hora e momento, as notícias são sobre Covid 19, mais mortes e mais infeções». Dom Ildo Fortes defende que «há coisas boas a acontecer entre nós e precisamos de as contar» e, por isso, pede aos fiéis para «não correrem atrás deste mundo ávido de contar desgraças, do mundo da escovelhice, bisbilhotar a vida dos outros e difamação da imagem das pessoas».
Recorda-se que, com o Dia Mundial das Comunicações Sociais, proposta pelo Concílio Vaticano II, a Igreja quer chamar a atenção dos seus filhos e de todos os homens de boa vontade para o vasto e complexo fenómeno dos modernos meios de comunicação social que são uma das notas mais características da civilização moderna. A data de publicação das mensagens pontifícias para o Dia Mundial das Comunicações Sociais foi fixada, em geral, no dia 24 de Janeiro, festa de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas católicos, enquanto a celebração real do Dia Mundial das Comunicações Sociais acontece, em geral, no mês de Maio, no domingo entre a Ascensão do Senhor Jesus aos Céus e a descida do Espírito Santo sobre Maria e os discípulos reunidos no cenáculo em oração, Pentecostes.