DOM ILDO FORTES RECORDA ELEIÇÃO E “LUFADA DE AR FRESCO” DO PONTIFICADO DO PAPA FRANCISCO

2019-03-13       Actualidade       Igreja

Foi há 6 anos, num dia como hoje, 13 de Março, que o 266 Papa da Igreja Católica Apostólica Romana apareceu pela primeira vez na sacada central da Basílica de São Pedro por volta das 20h30 (hora de Roma), assumindo o nome de Francisco, com palavras e gestos bem simples: «vós sabeis que o dever do Conclave era dar um Bispo a Roma. Parece que os meus irmãos Cardeais tenham ido buscá-lo quase ao fim do mundo… Eis-me aqui!». Quem não esquece o dia é Dom Ildo Fortes que, mesmo estando longe, em Cabo Verde, fala do pontificado de Francisco com entusiasmo.

O Bispo da Diocese de Mindelo não esquece do dia 13 de Março, eleição do Papa Francisco e considera que, ao longo destes 06 anos de eleição, «o Papa Francisco tem sido uma bênção para a Igreja dos nossos dias e para o mundo. Uma autêntica surpresa, para não dizer um choque, à maneira da proposta do Evangelho de Jesus Cristo».
Cada Papa tem o seu lugar na Igreja e no coração dos fiéis, exercem o pontificado nos determinados contextos e circunstância da vida religiosa, política e social e, por isso, não se deve considerar um maior do que o outro e nem fazer comparações. Neste sentido, Dom Ildo Fortes é da opinião de que «o Espírito Santo vai nos dando pastores, papas, para cada tempo. E o nosso tempo precisa de uma Igreja profética, não politicamente correcto, que aponta caminho sem medo nem condições: e assim tem sido o Papa em pessoa, essa encarnação da Igreja profética que o mundo tem necessidade».
Dom Ildo Fortes fala com entusiasmo do ministério do Papa Francisco, referindo-se o seguinte: «a credibilidade do nosso Anúncio passa pela coerência de vida e pela opção fundamental pelos pobres e os mais esquecidos. Francisco tem sido precisamente isso. Por isso, o ministério do Papa Francisco, a meu ver, tem sido um bálsamo e uma lufada de ar fresco que tanto precisamos».
Neste dia, 13 de Março, toda a Igreja Católica (e não só) recorda a eleição do Bispo de Roma e é chamada a rezar pelo Papa Francisco. Dom Ildo Fortes, Bispo da Diocese de Mindelo, dá o exemplo: «Queira Deus conceder-lhe muita força e determinação pra seguir em frente com a reforma da Igreja que tem impulsionado de maneira extraordinária!»