Dom Ildo Fortes preside Oração de Laudes na paróquia de Nossa Senhora da Luz com unção de 49 catecúmenos

2017-04-15       Actualidade       Igreja

Dom Ildo Fortes presidiu hoje de manhã, 15 de Abril, a Oração de Laudes às 09h00 na pró-catedral de Nossa Senhora da Luz. Na mesma oração, Dom Ildo Fortes ungiu os 49 catecúmenos que serão baptizados hoje a noite na Vigília Pascal.

Como já é hábito no sábado santo de manhã, Dom Ildo Fortes preside as orações de Laudes na igreja de Nossa Senhora da Luz, onde aproveita para ungir todos os catecúmenos que serão baptizados na Vigília Pascal que se celebra a noite. Hoje, foram 49 os ungidos, sendo 6 da comunidade de Salamansa.
O baptismo de adultos, catecúmenos, exige uma preparação mais longa e mais exigente, e há já 2 anos que são acompanhados pelo Pe Evanildo dos Reis e os catequistas José Maocha, Jaqueline Pires e Chrishey Crus, que atestam que estão preparados e os apresentam à Igreja para serem baptizados. Na Vigília Pascal às 21h30 deste sábado receberão, portanto, os 3 sacramentos da Iniciação Cristã (Baptismo, Eucaristia e Confirmação).
A catequista, Jaqueline Pires, disse ao Site da Diocese de Mindelo que «embora tenha sido uma caminhada muito cansativa, a alegria é que os catecúmenos conheceram e experimentaram o amor de Cristo. Nota-se, claramente, a transformação nas suas vidas». A catecúmena, Elizabete dos Reis da Luz, sublinhou que se sente “dret”: «era tudo o que eu mais queria, o que sempre procurei. Sempre desejei ser filha de Deus e hoje estou a realizar o meu desejo. Estou a sentir uma grande paz de espírito».
Dom Ildo Fortes, sublinhando o mistério pascal que se está a viver na Igreja por estes dias, considerou que hoje é dia de silêncio: «celebrámos ontem a Paixão do Senhor e desde ontem estamos a viver em silêncio. Não um silêncio qualquer, mas um silêncio que fala, um silêncio que é preenchido com a oração. Nós guardamos em silêncio porque foi em silêncio que Cristo morreu, foi sepultado e ressuscitou. Não estamos de luto, nem tão pouco em tristeza. A paixão do Senhor é para contemplarmos a Cruz. Hoje, infelizmente, se perdeu o valor do silêncio».
A Vigília Pascal será celebrada em todas as paróquias da ilha de São Vicente (Nossa Senhora da Luz, São Vicente e Santo António) a mesma hora, 21h30. Dom Ildo Fortes presidirá a Vigília Pascal na paróquia de Nossa Senhora da Luz.
PJJ