DOM ILDO FORTES PARTILHA EXPERIÊNCIA DA VISITA PASTORAL ÀS PARÓQUIAS DE SANTO CRUCIFIXO E SÃO PEDRO APÓSTOLO COM OS DIOCESANOS

2019-07-05       Actualidade       Igreja

Dom Ildo Fortes realizou uma visita paroquial às paróquias de Santo Crucifixo e São Pedro Apóstolo, Norte da ilha de Santo Antão, de 17 a 30 de Junho, e que, segundo o Pe Bernardino Monteiro, pároco, foi «uma bênção». O Bispo da Diocese de Mindelo enviou um eco à nossa redacção daquilo que foi, de forma resumida, a experiência da Visita Pastoral. Eis, na íntegra, a nota de Dom Ildo Fortes:

A Visita Pastoral às paróquias de Santo Crucifixo e São Pedro Apostolo foi um ir ao encontro das ovelhas deste rebanho muito disperso pelas ilhas, que é a Diocese de Mindelo.
Foram cerca de 15 dias intensos onde foram visitadas quase todas as localidades e aldeias das duas paróquias. Em todos os lugares onde chegava o Bispo, a alegria e a qualidade do acolhimento foram maravilhosos. Gente simples com um coração e uma fé muito grande. Foram muitas as crianças das escolas que vinham sorridentes e ansiosas por se encontrar com o Pastor trazendo sempre um ramo de flores nas mãos. De salientar que algumas localidades, foi a primeira vez que tiveram a visita de um Bispo. Mas, não é para admirar, dada a situação de grande isolamento e difícil acesso a essas localidades encravadas nas montanhas e sem estradas. Chega-se apenas a pé, de mula ou de bote em alguns pontos quando o mar permite. As caminhadas chegam a ser de 3 horas. É de admirar a resiliência dessa gente e a vontade de querer ficar, mas não é fácil. A maioria dos jovens deixam as aldeias para estudar ou procurar melhores condições de vida.
Esta visita pastoral enquadra-se naquilo que é a pastoral da proximidade ou uma Igreja em saída. Igreja missionária que vai à procura dos irmãos para lhes levar o calor do amor de Jesus Cristo e a esperança que brota do Evangelho.
Com as populações procurou-se ouvir, conhecer melhor o que são, a sua história, o seu modo de viver, as suas dificuldades e as suas alegrias!
Momentos também marcantes foram as celebrações em vários povoados e missa solene nas igrejas paróquias.

Recorde-se que, durante a Visita Pastoral às paróquias de Santo Crucifixo e São Pedro Apóstolo, Dom Ildo Fortes presidiu duas festas paroquiais: São João Baptista, Porto Novo, dia 24 de Junho, e São Pedro Apóstolo, Chã de Igreja, no dia 29 de Junho. Houve também uma interrupção da Visita Pastoral por causa do funeral de Dom Paulino Livramento Évora.