Dom Ildo Fortes escreve Carta para o Novo Ano Pastoral

2017-09-28       Actualidade       Igreja

O Bispo da Diocese de Mindelo, Dom Ildo Fortes, escreveu e enviou à todas as paróquias da Diocese de Mindelo, seus párocos, vigários paroquiais, diáconos e demais fiéis, a Carta Pastoral para o Ano Pastoral 2017/18 que se inicia, em toda a Diocese, no dia 01 de Outubro de 2017.

O novo Ano Pastoral tem como lema “Reconciliados com Cristo, fermentos de um mundo novo”, que o Bispo da Diocese de Mindelo, Dom Ildo Fortes, faz questão de explicar dizendo que «tal expressão, pela qual desejamos orientar o nosso ano, supõe estarmos reconciliados; reconciliados com o mundo à nossa volta, com os outros, connosco mesmo e com Deus. Com Deus primeiramente, porque quem O encontra e permanece n’Ele, torna-se uma fonte de amor benfazejo para quantos o rodeiam. Não se pode amar sem antes se se sentir amado por um amor assim, divino. Toda a espécie de paz e de bem, pelo qual ansiamos, consegue-se no encontro real e profundo com Deus».
A preocupação do Prelado do Mindelo é a de que «as sombras que pairam sobre a nossa sociedade, tais como: a ausência de valores humanos, o vazio existencial, a hesitação em traçar rumos, a desorientação de caminhos, a insegurança e desconfiança sociais, não devem paralisar os discípulos de Cristo nem convertê-los em meros e estéreis observadores que, quando não passam de lado, detêm-se a forjar críticas e lamentos para consolo do seu ego».
Dom Ildo Fortes garante, na Carta Pastoral, que a catequese paroquial e a Palavra de Deus terão uma atenção especial durante o Ano Pastoral. Por isso, irá instituir na Diocese e em cada comunidade o Domingo da Palavra (ou da Bíblia), seguindo as indicações do Papa Francisco na Misericordia et Misera (20 de Novembro de 2016).
No próximo domingo, 01 de Outubro, Dom Ildo Fortes celebrará na pró-catedral de Nossa Senhora da Luz, às 10h30, onde estará em comunhão com todas as paróquias e comunidades da Diocese de Mindelo e onde fará a abertura solene do Ano Pastoral na Diocese de Mindelo.