DOM ILDO FORTES ENDEREÇA MENSAGEM AOS DOENTES NO DIA MUNDIAL DO DOENTE

2019-02-10       Actualidade       Igreja

Celebra-se hoje, 11 de Fevereiro, o Dia Mundial do Doente e Dom Ildo Fortes, Bispo da Diocese de Mindelo, aproveita a data para enviar uma mensagem de “melhores” a todos os doentes.

O Dia Mundial do Doente é celebrado anualmente a 11 de Fevereiro. A data foi instituída a 11 de Fevereiro de 1992, pelo Papa João Paulo II. Na carta de instituição do Dia Mundial do Doente, o Papa João Paulo II lembrou que a data representa «um momento forte de oração, de partilha, de oferta do sofrimento pelo bem da Igreja e de apelo dirigido a todos para reconhecerem na face do irmão enfermo a Santa Face de Cristo que, sofrendo, morrendo e ressuscitando, operou a salvação da humanidade».
Dom Ildo Fortes aproveita a data para enviar uma mensagem de coragem a todos aqueles que estão em situações difíceis por causa da doença. Assim, se dirige o Bispo da Diocese de Mindelo aos doentes, no Dia Mundial do Doente: «nunca entrem em revolta, nunca duvidem que Deus está presente. Não tomem a doença como castigo. Diz um padre da Igreja que Deus permite o sofrimento porque, às vezes, é o grande caminho de nós salvarmos, de nos encontrarmos pessoalmente com o próprio Deus».
O Bispo da Diocese de Mindelo reconhece que «o mundo em que nós vivemos tem dificuldade tremenda em conviver com a doença e o sofrimento». No entanto, Dom Ildo Fortes entende que «o sofrimento, quando aceite com humildade e vivido com fé, é um grande meio para nos encontrarmos com Deus».