DOM ILDO FORTES: «É UMA OBRIGAÇÃO IRMOS ANUNCIAR JESUS CRISTO»

2020-05-24       Actualidade       Igreja

Dom Ildo Fortes lembrou hoje, 24 de Junho, na sua homilia da celebração litúrgica na igreja de Nossa Senhora da Luz, às 10h30, que é uma obrigação para o cristão anunciar Jesus Cristo.

Na celebração da Ascensão do Senhor, o Bispo da Diocese de Mindelo reconhece que a solenidade celebrada hoje pode ser também chamada da “festa da missão”, porque é neste dia, quando o Senhor se eleva, que Ele diz aos seus discípulos: «Ide e ensinai a todas as criaturas tudo quanto vos mandei». Dom Ildo Fortes lembra que é assim também que termina a missa - «ide em paz e que o Senhor vos acompanha» - o que se constitui num convite a todos os cristãos para irem em missão. Para o Prelado de Mindelo, «é uma obrigação para nós irmos anunciar Jesus Cristo».
Dom Ildo Fortes desafia os fiéis, na celebração da Ascensão do Senhor, a elevarem o pensamento, o espírito e o coração para coisas mais valorosas como o amor e a esperança. Por isso, a Solenidade da Ascensão do Senhor não significa, no dizer de Dom Ildo Fortes, que Cristo se vai embora, até porque, Ele garantiu aos discípulos: «Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos».
Durante algum tempo, segundo Dom Ildo Fortes, o protagonista mais presente e visível da missão foi Jesus Cristo, mas, a partir do dom do Espírito Santo, o grande protagonista é a Igreja, são os discípulos de Jesus, somos todos nós, porque o Senhor nos deu esta missão. No entanto, lembra, quando as condições e os ambientes são tão adversos - parece que o mundo volta as costas a Deus e os valores do mundo atraem mais do que os valores do céu – podemos perguntar: «Mas quem somos nós?». Nestes momentos, o remédio é ter esta certeza de que o Senhor está sempre connosco.