DOM ILDO FORTES DESAFIA PEREGRINOS DA FESTA DE SÃO JOÃO BAPTISTA, PORTO NOVO, A CUIDAR TAMBÉM DO INTERIOR

2019-06-25       Actualidade       Igreja

O Bispo da Diocese de Mindelo, Dom Ildo Fortes, presidiu a eucaristia solene das festividades de São João Baptista no Porto Novo, ontem, 24 de Junho, e, em entrevista à TCV, questionou os peregrinos sobre a peregrinação da imagem de São João Baptista e desafiou-os também a cuidar do interior.

Nas festividades de São João Baptista, no Porto Novo, acontece uma mistura entre o profano e o sagrado, e a prova disso é a peregrinação de Ribeira das Patas para Porto Novo num ambiente de oração, toque de tambores, cola Sanjõn e muitas outras actividades. O Bispo da Diocese de Mindelo, Dom Ildo Fortes, aproveitou a ocasião para questionar os peregrinos sobre a procissão e desafiou-os também a cuidar da parte espiritual.
No Telejornal da Noite da TCV do dia 24 de Junho, festa de São João, Dom Ildo Fortes começou por dizer que «no contexto da festa de São João, [qui] no Porto Novo, temos uma procissão, uma caminhada melhor dito, de muitos quilómetros, muito bonita e de uma moldura humana muito solidária». No entanto, considera o bispo da Diocese de Mindelo que «quem toma parte nesta moldura humana deveria também interrogar: Como é o meu interior? Na minha vida relacional, na minha vida profissional, na minha vida de amor, nos meus compromissos, na minha religião e na minha fé alguma coisa acontece? Também dou passos largos, também corro, também fico exorbitante?». Depois, Dom Ildo Fortes concluía: «é neste sentido que deixo aqui uma mensagem de que nós precisamos de cuidar do nosso interior que também é muito importante».
Recorde-se que Dom Ildo Fortes se encontra em Santo Antão numa Visita Pastoral às paróquias de Santo Crucifixo e São Pedro Apóstolo, desde o passado dia 17 de Junho, e presidiu ontem, 24 de Junho, as festividades de São João Baptista no Porto Novo.