Dom Ildo Fortes critica sentimentalismo vazio diante da Cruz do Senhor

2018-03-30       Actualidade       Igreja

Dom Ildo Fortes, Bispo da Diocese de Mindelo, criticou, hoje, durante a celebração da Paixão do Senhor na igreja de São Vicente, às 15h00, o sentimentalismo vazio diante da Cruz do Senhor, referindo-se que a atitude certa deve ser a confiança na vontade de Deus.

O Bispo da Diocese de Mindelo, Dom Ildo Fortes, criticou o sentimentalismo vazio de muitos cristãos que contemplam a Cruz de Jesus Cristo. Na sua homilia, depois da leitura do Evangelho da Paixão do Senhor, Dom Ildo Fortes referiu que «quando olhamos para a Cruz de Jesus temos a tendência de lamentarmos, emocionarmos, chorarmos e cairmos num sentimentalismo e pietismo vazios que não nos levam a lado nenhum».
Dom Ildo Fortes sugeriu que a melhor atitude diante da Cruz do Senhor é a do compromisso de mudança de vida e de comportamento: «se não houver um caminho de conversão interior, um testemunho de vida apaixonante e o anúncio alegre da morte e ressurreição do Senhor, de nada nos aproveitará o sentimentalismo».
Por último, o Bispo da Diocese de Mindelo considerou que o próprio Jesus não viu a sua Cruz com desespero porque nas mãos de Deus entregou o seu espírito: «o nosso espírito, a nossa vida, a nossa história, os nossos sofrimentos e todas as situações da nossa vida estarão bem entregues nas mãos de Deus».
Dom Ildo Fortes celebrará a oração de Laudes amanhã às 09h00 na igreja de Nossa Senhora da Luz com unção dos catecúmenos, às 22h00 celebrará a Vigília Pascal na mesma igreja e no próximo dia 01 de Abril, Domingo de Páscoa, celebrará às 10h30 na igreja de São Vicente.