Dom Ildo Fortes chama atenção para vivência santa da Semana Santa

2018-03-28       Actualidade       Igreja

O Bispo da Diocese de Mindelo, Dom Ildo Fortes, durante a celebração do Domingo de Ramos, 25 de Março, e da Missa Crismal, 27 de Março, chamou atenção dos fiéis para uma vivência santa da Semana Santa.

Segundo Dom Ildo Fortes, «a Semana Santa é a Semana Maior da nossa fé e da nossa existência humana. É a Semana em que vivemos os maiores mistérios da vida de Cristo». Por isso, o Pastor da Diocese de Mindelo, desafiou os cristãos a serem «testemunhos autênticos» e a «viverem de forma santa a Semana Santa».
No passado dia 25 de Março, Domingo de Ramos, no início da procissão em Fernando Pó, Dom Ildo Fortes pedia aos cristãos para não deixarem «a cidade, as organizações e as festas estragarem a vivência plena da Semana Santa». Ontem, 27 de Março, no final da Missa Crismal, em Nossa Senhora da Luz, Dom Ildo Fortes voltou ao assunto, referindo que muitas festas serão organizadas na cidade do Mindelo e na ilha vizinha de Santo Antão; contudo, os cristãos, devem, durante esta semana, absterem-se dessas iniciativas e darem testemunhos autênticos de plena vivência da Semana Santa.
Durante a actualização teológica (07, 08 e 09 de Março) muitos padres da ilha de Santo Antão e também de São Vicente mostraram-se preocupados com as festas que irão acontecer, principalmente no Sábado Santo, 31 de Março, durante a Vigília Pascal e que incomodarão o decorrer sereno da celebração.