DOM ILDO FORTES CELEBRA IX ANIVERSÁRIO DE NOMEAÇÃO EPISCOPAL

2020-01-25       Actualidade       Igreja

Foi num dia como hoje, 25 de Janeiro, há 9 anos atrás, que Cabo Verde recebia a feliz notícia da nomeação de Dom Ildo Fortescomo o Bispo da Diocese de Mindelo, na altura pároco da paróquia de São Vicente e com mais alguns encargos nos serviços pastorais da Diocese de Mindelo. A nomeação foi feita ainda no pontificado do Papa Bento XVI.

Eram 10 horas de Cabo Verde, do dia 25 de Janeiro, dia que se celebra a conversão do Apóstolo Paulo e dia em que também se celebrava 21 anos da visita do Papa João Paulo II a Cabo Verde, quando a boa nova da nomeação episcopal do, então, Pe Ildo Fortes, pároco da paróquia de São Vicente, chegou no arquipélago e no mundo inteiro. A notícia veio da boca de Dom Arlindo Gomes Furtado, na altura Bispo de Santiago e Administrador Apostólico da Diocese de Mindelo: «neste momento, dirijo-me a toda a Igreja de Cabo Verde para, em nome do Núncio Apostólico, Luis Mariano Montemayor, dar a notícia tão desejada e esperada por todos nós, ou seja, a nomeação do novo Bispo da Diocese de Mindelo, Padre Ildo Fortes».
As primeiras palavras do Padre Ildo Fortes, na qualidade de Bispo Eleito, revelaram uma grande humildade ao referir sentir-se pequeno diante de tamanha responsabilidade por ter a sensação de que é demais para o homem: «as minhas primeiras palavras, para ser franco e verdadeiro, são de espanto e de admiração, mas também de gratidão à Igreja, ao Santo Padre, pela confiança que deposita em mim, tendo consciência das minhas limitações e dificuldades, o que constitui um desafio, que é o desafio de fé».
Recorda-se que Dom Ildo Fortes viria a ser ordenado Bispo no dia 03 de Abril de 2011, em Lisboa, pelo Cardeal Patriarca, Dom José Policarpo, e a sua entrada solene na Diocese de Mindelo aconteceria no dia 09 de Abril de 2011. Parabéns, Dom Ildo Fortes!