DOM GENIVAL SARAIVA DE FRANÇA DESPEDE-SE DA DIOCESE DE MINDELO SATISFEITO COM A EXPERIÊNCIA DE PREGAÇÃO DO RETIRO ANUAL DOS PADRES

2019-02-09       Actualidade       Igreja

Dom Genival Saraiva de França despediu-se da Diocese de Mindelo com uma mensagem aos padres diocesanos a quem esteve a orientar o retiro espiritual anual e também a todo o povo de Deus que reside por estas ilhas do Barlavento. Os votos do Bispo Emérito de Palmares, Brasil, são de que o retiro espiritual faça bem aos padres e, por consequência, ao povo de Deus por onde estão em missão.

Dom Genival Saraiva de França, Bispo Emérito de Palmares, Brasil, esteve desde o dia 04 de Fevereiro em Baía das Gatas com os padres diocesanos a pregar o retiro espiritual anual. Dom Genival Saraiva de França dizia ao Site da Diocese de Mindelo ontem, 08 de Fevereiro, durante o encerramento do retiro: «para mim foi muito gratificante orientar o retiro do clero diocesano, eu me senti muito bem estando aqui neste universo humano e geográfico. Nós, os sacerdotes, onde estivermos somos sempre uma família, de modo que de um continente para outro, mudança de cultura e natureza, mas é sempre uma afinidade muito grande».
Momentos antes do encerramento do retiro espiritual, o Bispo Emérito de Palmares confidenciava: «desejo a estes sacerdotes que os frutos que eles colheram durante esses dias (na vida enquanto se acolhe um fruto se lança uma semente) sejam para um melhor desempenho das suas funções pastorais. Considero esses padres novas sementes por tudo o que foi depositado nos seus corações e no chão das suas vidas pastorais. Que tudo isso se reverta para glória de Deus e para o bem do seu povo. Quero pedir ao Senhor, mais uma vez, que estes frutos espirituais que estes sacerdotes identificam em si sejam visíveis na sua acção pastoral».
Recorda-se que o retiro anual do clero da Diocese de Mindelo decorreu de 04 a 08 de Fevereiro, em Baía das Gatas, ilha de São Vicente, e teve como orientador o Bispo Emérito de Palmares, Brasil, Dom Genival Saraiva de França.