DIOCESE DE SANTIAGO ORDENA MAIS TRÊS PADRES E TRÊS DIÁCONOS

2020-07-08       Actualidade       Igreja

A Diocese de Santiago de Cabo Verde celebrou no passado domingo, 05 de Julho, às 10h00, na igreja paroquial de Santo Amaro Abade, Tarrafal de Santiago, a ordenação de mais três padres e três diáconos. A cerimónia foi presidida pelo Bispo Dom Arlindo Cardeal Furtado.

A Diocese de Santiago de Cabo Verde celebrou a Independência Nacional, 05 de Julho, em festa, com a ordenação de mais três padres e três diáconos para servirem o Povo Santo de Deus. Paulo Lopes, José Cabral e Esmeraldo Borges foram contemplados com a segunda ordem do ministério ordenado, o presbiterado, enquanto Cesandro Sequeira, Paulino Garcia e Manuel Garcia receberam a primeira ordem, o diaconado.
Segundo avança o Sapo Notícias, em declarações à imprensa, Dom Arlindo Furtado, Bispo de Santiago, «lembrou que ter dois padres permanentes em cada paróquia é o seu sonho desde quando assumiu a diocese, razão que o leva a afirmar que com a entrada de mais três jovens na ordem dos presbíteros estão a caminhar para tal». Dom Arlindo Furtado lembra ainda que «a nossa comunidade é exigente, precisa e precisamos de bons padres, mansos, humildes, sábios, santos e humanos para ajudar o povo a sentir através deles a presença amorosa de Deus amor nas suas vidas e no meio da própria comunidade».
O porta-voz dos ordinandos foi José Cabral que, segundo a mesma fonte, revelou que «ter esses três sacerdotes e mais três diáconos no meio do nosso povo é contar com mais três servidores do altar e mais três lavadores de pés. Então o povo de Deus tem tudo a ganhar e está exaltado de alegria por causa disso, e nós estamos a ser inundamos de alegria por sermos chamados para servir este povo de Deus».
Devido a pandemia da Covid-19, a celebração foi restrita apenas aos familiares próximos dos ordinandos e também aos religiosos e religiosas que quiseram participar. No entanto, a celebração foi transmitida pela TIVER e também pela página oficial da Diocese de Santiago no Facebook.

Fonte: Sapo Notícias