DIOCESE DE MINDELO TEM NOVAS NOMEAÇÕES 2020-21

2020-08-04       Actualidade       Igreja

Como acontece, habitualmente, no tempo que antecede o novo Ano Pastoral, o Bispo de Mindelo, Dom Ildo Fortes, nesta 3ª feira, 4 de Agosto,  por feliz coincidência, dia da memória litúrgica de São João Maria Vianney (O Cura d'Ars), patrono dos sacerdotes, nomeia novos párocos, vigários paroquias e colaboradores pastorais para o Ano Pastoral que se avizinha. As Ilhas que são contempladas, desta vez, com novos pastores são: São Vicente, Sal, São Nicolau e Boa Vista.

Eis o Decreto das Nomeações:

DOM ILDO AUGUSTO DOS SANTOS LOPES FORTES, BISPO DE MINDELO

NOMEAÇÕES PARA O ANO PASTORAL 2020-21

Aos que este Decreto virem saúde e paz.

A Igreja é por natureza missionária; enviada pelo seu fundador pelo mundo inteiro (Mc 16,15), ela procura incansavelmente anunciar o Evangelho a todos os homens (Cf. AG. Nº1). «Diocese é a porção do Povo de Deus, que se confia a um Bispo para que a apascente com a colaboração do presbitério, de tal modo que, unida ao seu pastor e reunida por ele no Espírito Santo por meio do Evangelho e da Eucaristia, constitui uma Igreja particular, na qual está e opera a Igreja de Cristo, une, santa, católica e apostólica.» (CD. Nº11).

O ministério do Bispo, como Pastor de uma Diocese, é exercido em comunhão com os sacerdotes que participam do sacerdócio apostólico. «Todos os presbíteros, quer diocesanos quer religiosos, participam e exercem com o Bispo o sacerdócio único de Cristo; estão, pois, constituídos cooperadores providentes da ordem episcopal» (CD. Nº28).

Assim, tendo ouvido os sacerdotes mais idóneos, promulgo as seguintes nomeações:

- Padre BENVINDO LOPES RODRIGUES, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, ilha do Sal e Vigário paroquial da Paróquia de Santo António, ilha do Sal, ficando desvinculado das funções anteriores.

- Padre LINO PAULINO FURTADO PEREIRA, Administrador paroquial da Paróquia de Santo António, ilha de São Vicente, mantendo as funções anteriores.

- Padre ADRIANO DA LUZ BAPTISTA, Vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, ilha do Sal, mantendo a função do Pároco de Santo António, ilha do Sal.

- Padre MANUEL DO ROSÁRIO OLIVEIRA ÉVORA, Pároco da Paróquia de São João Baptista, ilha da Boa Vista e Coordenador da Acção Pastoral na zona de Rabil (Paróquia de Santa Isabel)

- Diácono FRANCISCO ÉVORA BRITO (após a ordenação presbiteral – 27 de Setembro), Vigário paroquial das Paróquias de Nossa Senhora do Rosário e de Nossa Senhora da Lapa, ilha de São Nicolau

- Seminarista Estagiário HERNÂNY JÚNIOR FORTES DIAS, Prefeito do Seminário Diocesano Cristo Bom Pastor e Colaborador da Paróquia de Santo António, Ilha de São Vicente.

Mindelo, 4 de Agosto de 2020, Memória de São João Maria Vianney, Patrono dos sacerdotes

† Ildo Fortes, Bispo de Mindelo

Pe. Lino Pereira, Chanceler