DIOCESE DE MINDELO ENVIA NOTA DE ESCLARECIMENTO ACERCA DO CASO DE PEDOFILIA EM SALAMANSA

2019-04-17       Actualidade       Igreja

A Diocese de Mindelo enviou uma Nota hoje, 17 de Abril, esclarecendo o caso de pedofilia que, ultimamente, saiu nos jornais do país. Eis, na íntegra, a Nota da Diocese de Mindelo:

DIOCESE DE MINDELO
NOTA SOBRE UM CASO DE PEDOFILIA EM SÃO VICENTE
A Diocese de Mindelo vem por esta nota informar que, sobre o alegado e confirmado caso de pedofilia praticado por um individuo na aldeia de Salamansa, desde a primeira hora tem acompanhado com a máxima solicitude as vítimas e suas famílias, como seria razoável e mandam as orientações da Igreja, procurando ajudar estas a lidar com o sofrimento que tais actos causam nas pessoas vitimadas, à família, à comunidade local e à sociedade em geral. Infelizmente casos desses somam-se por tantas aldeias e ambientes familiares da nossa terra, e são muitos os traumas vividos por tantos jovens no seio de muitas famílias cabo-verdianas. Queremos também informar que, logo aquando do conhecimento do sucedido, foi a Igreja (o Pároco por indicação do Bispo de Mindelo) que tomou a iniciativa de comunicar às autoridades competentes: o ICCA, para o devido acompanhamento da situação e as coisas seguirem o seu trâmite legal.
A Igreja sente vergonha e denuncia veemente esta situação chocante para toda a comunidade e está muito empenhada em colaborar com todos aqueles que, com seriedade e sentido de justiça, levam adiante a defesa e a protecção dos menores. Um sinal concreto disso é a parceria e o nosso apoio à recente Rede PASM - Rede de Prevenção de Abuso Sexual de Menores, para onde se canalizou a nossa Renuncia Quaresmal do ano passado.
Esclarecemos ainda que a pessoa em questão, o agressor,  de facto é um membro da comunidade católica de Salamansa (não um responsável da Igreja como quiserem dizer as noticias) e choca-nos que alguns actos também tenham tido lugar nas dependências da Capela; mas lamentamos que as notícias sensacionais que têm vindo a veicular sobre esta matéria, tenham como principal foco manchar a imagem da Igreja, semear a desinformação e não se preocupar com a verdade e muito menos com as pessoas envolvidas e feridas; Pois títulos como estes publicados em jornais e partilhados nas redes sociais: “São Vicente: responsável de igreja detido por alegada pedofilia” e “Abuso sexual ensombra Diocese de Mindelo na Semana Santa,” só para citar alguns, são maliciosos e tendenciosos, não revelando em nada, atitudes de quem lida com sensibilidade e dor, casos desta natureza.
A Cruz faz parte da nossa história e estamos prontos para assumi-la mesmo quando é injusta. O mesmo se passou com Jesus, Aquele que nesta Semana Santa contemplamos na Cruz. A Igreja católica e os cristãos, um pouco por toda a parte, têm sido alvo de violentas perseguições, mas o motivo não se sabe porquê! Não nos deixamos abater perante as farpas que de vez em quando nos chegam. Oxalá neste e em outros casos, haja gente com coração e determinação para ajudar a curar as feridas e ajudar as vítimas a recuperar a esperança e a razão de viver!
Mindelo, 17 de Abril de 2019