DIOCESE DE MINDELO CRIA ‘COMISSÃO DIOCESANA DAS MIGRAÇÕES’

2019-09-06       Actualidade       Igreja

Celebra-se no próximo dia 29 de Setembro o 105º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado (DMMR) e que este ano tem como lema “Não se trata apenas de migrantes”. A questão está na ordem do dia no Vaticano e a Secção responsável pela questão tem produzido, ao longo dos meses, muitas dinâmicas de oração e orientações pastorais para serem vividas ao longo do ano.

O Papa Francisco escreveu a sua mensagem para o DMMR no passado dia 27 de Maio, porém, a mensagem só poderia ser divulgada depois de sair nos meios de comunicação do Vaticano. No entanto, a mensagem já está no Site da Diocese de Mindelo (www.diocesemindelo.org) e também na página de facebook do Renascer-SV para ser lida, reflectida, partilhada e, acima de tudo, vivida por todos.
Na sua mensagem, o Papa Francisco deixa bem claro que «conflitos violentos, verdadeiras e próprias guerras não cessam de dilacerar a humanidade; sucedem-se injustiças e discriminações; tribula-se para superar os desequilíbrios económicos e sociais, de ordem local ou global. E quem sofre as consequências de tudo isto são sobretudo os mais pobres e desfavorecidos». Por isso, reconhece o Papa, «a presença dos migrantes e refugiados – como a das pessoas vulneráveis em geral – constitui, hoje, um convite a recuperar algumas dimensões essenciais da nossa existência cristã e da nossa humanidade, que correm o risco de entorpecimento num teor de vida rico de comodidades».
A Diocese de Mindelo, de forma alguma indiferente à questão, criou no passado dia 07 de Agosto uma ‘Comissão Diocesana das Migrações’ que terá a responsabilidade de pensar, desenvolver e apresentar uma proposta pastoral para a questão. Muitas reuniões já foram feitas e para arrancar os trabalhos da Comissão nada melhor do que celebrar o DMMR, dia 29 de Setembro, às 17h30, na igreja de Nª Sª da Luz, com uma eucaristia presidida pelo Bispo, Dom Ildo Fortes.