Diocese de Mindelo celebra Dia Mundial das Comunicações Sociais com apresentação pública da monografia do Pe João José

2018-05-08       Actualidade       Igreja

A Diocese de Mindelo, através da Escola de Formação Teológica para Leigos, celebra o Dia Mundial das Comunicações Sociais com a apresentação pública da Monografia do Pe João José no dia 11 de Maio, às 18h00, na Escola Salesiana de Artes e Ofícios.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais, este ano, é no próximo domingo, 13 de Maio, em que se celebra também a Solenidade da Ascensão do Senhor. No entanto, a Diocese de Mindelo, através da Escola de Formação Teológica para Leigos, celebra-o no dia 11 de Maio, às 18h00, na Escola Salesiana, com a apresentação pública da Monografia do Pe João José intitulada “Princípios Jornalísticos nas Mensagens do Papa Bento XVI por ocasião do Dia Mundial das Comunicações Sociais”.
Em entrevista ao Site da Diocese de Mindelo, Pe Paulo Vaz, membro da Comissão Organizadora, diz que «a Igreja acredita que a comunicação é importante. Deus é comunicador por excelência. De muitas formas e maneiras comunicou connosco através dos seus servos, os profetas, e por último falou-nos por meio do seu Unigénito, Jesus Cristo. O meio de comunicação social nos aproxima, nos tira do isolamento e nos faz entrar na comunicação directa ou indirecta com o mundo, os povos e as culturas».
Vaz considera que «com esta iniciativa se pretende dar a conhecer ao público um trabalho sobre a Comunicação Social, feito com excelência por um padre da Diocese, trazendo à luz os princípios fundamentais-éticos-jornalísticos desde um horizonte claro, assim como entende a Igreja Católica».
O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi instituído pelo Concílio Vaticano II, através do Decreto Inter Mitifica que diz no seu nº 18: «para que o multiforme apostolado da Igreja face aos meios de comunicação social se torne mais eficaz, todos os anos se celebre, a juízo dos Bispos, em todas as Dioceses do mundo, um dia em que os fiéis sejam esclarecidos sobre os seus deveres nesta matéria, sejam convidados a fazer preces por esta causa e a dar para o mesmo fim a sua oferta, a qual será aplicada a sustentar e a fomentar as instituições e as iniciativas neste campo promovidas pela Igreja, segundo as necessidades do orbe católico».
A data de publicação das mensagens pontifícias para o Dia Mundial das Comunicações Sociais foi fixada, em geral, no dia 24 de Janeiro, festa de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas católicos, enquanto a celebração real do Dia Mundial das Comunicações Sociais acontece, em geral, no mês de Maio, no domingo da Ascensão do Senhor Jesus aos Céus.