Dia 27 de Setembro, tem ordenação sacerdotal na Diocese de Mindelo

2020-09-09       Actualidade       Igreja

A Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, em São Antão, receberá no dia 27 de setembro, a celebração eucarística, com o rito de ordenação do diácono Francisco Évora Brito. Toda ordenação sacerdotal é um momento marcante para a história da Diocese de Mindelo e representa um sinal de que Deus continua suscitando as vocações e olhando para seu povo. A missa será às 10h30, sob presidência do bispo diocesano, D. Ildo Fortes.

Francisco Évora Brito é natural de Nossa Senhora do Livramento, Ponta do Sol, Santo Antão. Sua vocação foi acompanhada no Seminário São José, na Praia, e nos Seminários de Caparide e dos Olivais, em Lisboa. Seu ministério diaconal foi realizado nas Paróquias de Nossa Senhora da Lapa e de Nossa Senhora do Rosário, em São Nicolau.
A Celebração Eucarística, com o rito de ordenação, será presidida por Dom Ildo Fortes, concelebrada por padres diocesanos e religiosos, além da participação de diáconos permanentes e seminaristas. Também estarão presentes na celebração os familiares e amigos, além dos fiéis das paróquias onde o futuro sacerdote realizou trabalhos pastorais durante o período do diaconado.
Na véspera da ordenação, a 25 de setembro, pelas 18 horas haverá vigília de oração na Paróquia de onde é oriundo o novo sacerdote, em Ponta do Sol. A Missa Nova do padre Francisco Brito será no dia 28 de setembro, pelas 10h30, na Paróquia de Nossa Senhora do Livramento. Em jeito de preparação, as Paróquias de Nossa Senhora da Lapa e de Nossa Senhora do Rosário agendaram um Mês Vocacional: todas as quintas-feiras deste mês, haverá um encontro oracional pelo diácono Francisco.
O convite para a ordenação traz um trecho do Evangelho de Lucas – “De agora em diante serás pescadores de homens” – que o futuro padre carregará como sua mensagem de vida sacerdotal. Após a ordenação presbiteral, o neo-presbítero atuará como Vigário paroquial das Paróquias de Nossa Senhora do Rosário e de Nossa Senhora da Lapa, na ilha de São Nicolau.

Fonte: Site - Redação|Hernany Dias