D. JOSÉ TOLENTINO MENDONÇA, ARCEBISPO PORTUGUÊS NOMEADO CARDEAL PELO PAPA FRANCISCO

2019-09-04       Actualidade       Igreja

O arcebispo português, D. José Tolentino Mendonça, bibliotecário e arquivista da Santa Sé, será feito cardeal no dia 5 de Outubro, anunciou este domingo o Papa Francisco, após a recitação do Angelus.

O consistório para a criação de 13 novos cardeais (10 eleitores) está marcado para 5 de outubro, no Vaticano.
O nome de D. José Tolentino Mendonça foi o segundo a ser anunciado, numa lista que inclui colaboradores directos do Papa e responsáveis de várias dioceses do mundo.
O arcebispo madeirense torna-se o sexto cardeal português do século XXI e o terceiro a ser designado no actual pontificado; passa a ser o segundo membro mais jovem do Colégio Cardinalício, logo após D. Dieudonné Nzapalainga, cardeal da República Centro-Africana, de 52 anos.

Fonte: Terra Nova