CRIANÇAS E ADOLESCENTES DAS PARÓQUIAS DE SÃO VICENTE E SANTO ANTÓNIO FAZEM CAMINHADA PARA ASSINALAR A CHEGADA DO TEMPO DE CONVERSÃO

2019-03-10       Actualidade       Igreja

As crianças e adolescentes das paróquias de São Vicente e Santo António, ilha de São Vicente, acompanhados pelos catequistas, realizaram hoje, 10 de Março, uma caminhada a Lazareto para assinalar o Primeiro Domingo da Quaresma, tempo de conversão e de mudança de vida.

Sair do ambiente familiar da paróquia, segundo Laurinda Andrade, coordenadora da catequese da paróquia de São Vicente, foi o objectivo geral que se pretendeu com a caminhada das crianças e adolescentes a Lazareto: «a caminhada já estava programada desde o início do Ano Pastoral e foi uma forma encontrada para tirar as crianças de um ambiente famíliar, igreja paroquial, levá-las para um outro lugar para conhecerem novas crianças, conhecerem novos catequistas e viverem algo diferente no domingo». Por outro lado, Andrade sublinha que se tratou também de uma forma de despertar as crianças para a vivência da Quaresma, tempo de caminhada rumo à Páscoa da Ressurreição, tempo de deserto, de conversão e de mudança de vida.
Com partida marcada para às 08h30, constava ainda do programa a chegada em Lazareto às 10h00, distribuição de lanche às 10h15, animação e jogos às 11h00, preparação para a Missa às 11h30, Missa às 12h00, almoço às 13h00, catequese do pároco sobre a Quaresma às 14h00 e regresso às 15h00.
A presença dos pais era indispensável, no entanto, não participaram, o que considera a coordenadora da catequese da paróquia de São Vicente que “foi uma pena”: «a nossa intenção, sendo num domingo, consistia também em envolver os pais das crianças e adolescentes da catequese. Seria um momento muito bonito se os pais fizessem parte desta caminhada e vivessem este dia com os seus filhos. Foi uma pena não terem participado, mas esperamos que da próxima vez haja uma maior adesão numa actividade da catequese».
Laurinda Andrade faz uma avaliação muito positiva da caminhada a Lazareto, considerando que as crianças foram cantando e louvando a Deus e «é bom fazer catequese fora da Igreja, num ambiente ao ar livre como aconteceu». Ao todo, participaram uma centena de crianças e adolescentes e 15 catequistas. A coordenadora da catequese da paróquia de São Vicente agradece todos os catequistas, todas as pessoas que se envolveram na caminhado e também a presença e catequese do pároco, Pe Paulo Vaz.