Conferência Episcopal deixa Exortação para a Quaresma de 2018

2018-02-23       Actualidade       Igreja

Os Bispos da Conferência Episcopal que Cabo Verde faz parte (Senegal, Mauritânia, Cabo Verde e Guiné-Bissau) escreveram uma Exortação para a Quaresma de 2018, endereçada a todos os católicos, cristãos e homens de boa vontade. A mensagem está dividida em três pontos e termina com os apelos aos pais, aos fiéis leigos, aos agentes pastorais, aos dirigentes e militantes políticos, aos parlamentos e aos juízes.

Por ocasião da Conferência Episcopal, ocorrida de 13 a 19 de Novembro de 2017, em Guiné Bissau, e que assinalou os quarenta anos da Diocese de Bissau, os bispos que fazem parte da Conferência aproveitaram para redigir uma Exortação para a Quaresma de 2018, que tem por título «O Respeito e a Promoção do Bem Comum».
A Exortação, que o Site da Diocese de Mindelo teve acesso, diz na introdução: «todos os anos, nós, bispos da Conferência Episcopal do Senegal, Mauritânia, Cabo Verde e Guiné-Bissau, vos exortamos a orientar a meditação, a oração e a conversão sobre um aspecto fundamental da vida cristã. Para essa Quaresma 2018, nós vos propomos o tema do Respeito e da Promoção do Bem Comum, a ser meditado em família, nas comunidades sacerdotais e religiosas, nas Comunidades Eclesiais de Base – CEBs -, nas paróquias, nas associações e nos movimentos, nas dioceses...».
O texto estará na íntegra no Site da Diocese de Mindelo num futuro próximo.